Como características urbanas, Pouso Alegre apresenta 92% de domicílios com esgotamento sanitário adequado e outros 61,5% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização, além de 29,6% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). A cidade possui ainda um sistema de coleta seletiva, que abrange 12,6% dos dejetos. Além disso, o município conta com um aterro sanitário e também uma parceria para destinação de parte do lixo produzido a um aterro sanitário no interior paulista.
No setor da educação possui 16 universidades, um polo do Instituto Federal do Sul de Minas, 34 instituições de ensino municipais (14 creches, 03 pré-escolas, 1 escola especial, 1 EJA, 15 escolas municipais), 11 estaduais (Ensinos Fundamental e Médio) e 13 escolas particulares. A taxa de escolarização, de 6 a 14 anos, chega à casa de 98,2%.
Além de referência econômica, Pouso Alegre é também referência no setor regional da saúde, com o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que atende a 16 microrregiões do Estado de Minas Gerais, correspondendo a 191 municípios com uma população estimada de em 3,5 milhões de possíveis pacientes.
A cidade conta também com um aeroporto com pista de 1.280 metros, pátio para estacionamento de aeronaves, dois hangares e um terminal de passageiros. Outro importante setor é o Porto Seco que conta com logística integrada na região sudeste para atender todo o território brasileiro e o mundo.
O Sistema Indi Maps é outro importante dispositivo para a economia local. Ele disponibiliza aos interessados em instalar empresas na cidade todas as informações sobre os espaços disponíveis, como medidas, valor, forma, contato e permite escolher o que o empresário quer por perto de seu estabelecimento.