Solicitar cadastro no Programa Bolsa Família às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, auxiliando no seu complemento da renda, reforçando o acesso à educação, saúde e assistência social, gerando condições de inclusão e articulando ações com finalidades de integrar e estimular o desenvolvimento dessas famílias para que possam superar a situação de vulnerabilidade que se encontram.
São elegíveis ao Programa Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais).
É um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), sendo um Programa Federal que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil, em que o Ministério da Cidadania responsável pelo Programa, e a Caixa Econômica Federal é o agente que executa os pagamentos.
Responsável: Secretaria Municipal de Políticas
Forma de Atendimento:
Presencial ou telefone: CRAS CENTRAL PRAÇA CEU - Av. Pinto Cobra, nº 2015 – Perimetral/Centro
Horário de atendimento: 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Telefones: 35 3449-4156/35 99861-0044
CRAS CIDADE JARDIM– Avenida Camilo de Barros Laraia, nº 480 – Cidade Jardim
Horário de atendimento: 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Telefones: 35 99156-4889
CRAS VOLANTE – Atendimento nas Zonas Rurais - 35 3449-4233/35 99803-3748
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) atendem a uma demanda de bairros, portanto, caso você não saiba a que CRAS seu bairro pertence, clique aqui
Em casos de pessoas que se encontram em situação de rua, o departamento responsável pelo cadastro é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP.
Endereço: Rua Projetada, Av. Pinto Cobra, s/nº
Horário de Atendimento: 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Cidadãos cuja renda familiar per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais).
Documentos:
Solicitar o cadastro ou ser cadastrado no CadÚnico
Observações:
- A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Programa Bolsa Família.
A seleção das famílias é feita por um sistema informatizado do Governo Federal, a partir dos dados que você informa ao entrevistador do CRAS, durante seu cadastramento, baseado nas regras do Programa. Não há interferência de ninguém neste processo
A concessão do benefício depende de quantas famílias já foram atendidas no município, em relação à estimativa de famílias pobres feita nessa mesma localidade. Além disso, o Governo Federal precisa respeitar o limite orçamentário do Programa, isto é, todos os meses, há famílias que entram e outras que saem do Programa.
Prazo:
Cadastro realizado online pelo cadastrador, quanto ao recebimento do auxilio depende da avaliação do Governo Federal.
Taxas:
Gratuito
Passo a Passo:
- Procure o CRAS de Referência
Atenção:
Caso sua família seja selecionada, o recebimento do benefício será feito por meio de cartão magnético bancário, fornecido pela Caixa Econômica Federal, no endereço fornecido pelo responsável familiar no CadÚnico. O cartão virá com a respectiva identificação do responsável, mediante o Número de Identificação Social (NIS).
Caso o responsável familiar more na região Rural da cidade o cartão poderá ser retirado na própria agência da Caixa Econômica Federal.
O responsável Familiar deverá ir até a agência da Caixa Econômica Federal, realizar o desbloqueio do cartão e o cadastramento da senha.
Gostou do nosso serviço? Você pode dar sugestões, reclamar se não estiver satisfeito, fazer elogios sobre nossos trabalhos!
Ficaremos felizes de saber sua opinião, clique aqui:Fala.BR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.