Programa de Melhoramento Genético para pequenos produtores rurais
O Programa de Melhoramento Genético (PROGEN) criado pela Prefeitura de Pouso Alegre para aumentar a produtividade e assegurar a qualidade do rebanho leiteiro dos pequenos produtores rurais do município, já é uma realidade em muitas propriedades em que predomina a agricultura familiar.
Por meio do processo de inseminação artificial das matrizes leiteiras, com material genético e apoio técnico fornecidos gratuitamente pela Prefeitura, o pequeno ruralista agora tem a oportunidade de aumentar a produtividade e qualidade do seu gado leiteiro. “O PROGEN foi criado para atender o pequeno produtor rural, dar todo apoio técnico e mão-de-obra para que consiga melhorar seu rebanho e alcançar maior produção de leite”, informa o secretário municipal de agricultura Antonio Dionício Pereira.
Lançado em fevereiro deste ano através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o programa tem apoio técnico da Emater e já agrega 25 produtores inscritos até esta semana, totalizando um rebanho de 270 matrizes aptas à inseminação. “O aprimoramento genético dos animais é essencial para alcançar melhores índices de produtividade com qualidade, resultando em maiores lucros para o produtor”, assegura o prefeito Rafael Simões.
Na terça-feira (23 de abril), acompanhado de técnicos da Prefeitura e da Emater, o secretário Antonio Dionício esteve em duas propriedades inscritas no PROGEN, localizadas no bairro rural de Anhumas. No sítio de João Pereira de Souza, produtor de queijos e dono de um rebanho com 25cabeças, a produção de leite alcança 200 litros/dia. Com o melhoramento genético ele pretende ampliar a produção no futuro.
Outra propriedade visitada foi a de Leandro Aparecido Pereira Caetano. Seu plantel de 18 matrizes em lactação produz 150 litros/dia. Todo o leite é destinado à indústria de laticínios.. Tal qual seu vizinho João Pereira, o agricultor Leandro aderiu ao PROGEN e sonha com um rebanho melhorado e maiores lucros.
Leandro explicou que já utilizava o método de inseminação em suas vacas. Só que o processo custeado por ele era muito caro e complicado, pois nem sempre o técnico estava disponível para ir até à propriedade no período fértil do animal, o que ocasionava muitas perdas de cio. “Agora, com o programa disponibilizado pela Prefeitura, com assistência técnica permanente e sem nenhum custo, tenho fé que tudo vai dar certo”, diz esperançoso.
Os pequenos produtores rurais de Pouso Alegre que pretendem participar do programa devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura pelos telefones (35)3449-4281 / 4282 ou na Casa do Produtor (35) 3449-4284, para se informarem dos documentos necessários ao cadastramento.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.