COMDEMA recomenda retirada de árvores apodrecidas e com risco de acidentes
A Prefeitura de Pouso Alegre executou na Praça João Pinheiro, na tarde de segunda-feira (15 de abril), a retirada de uma das duas árvores no Centro da cidade, cujo laudo emitido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente recomendava a sua supressão da paisagem urbana por estarem apodrecidas e representarem alto risco de acidentes para a população.
Um espécie de Ipê Rosa localizado na Av. Duque de Caxias, no canteiro da Praça do Imaculado Coração de Maria e outro de Sibipiruna na Praça João Pinheiro, em frente à Igreja de São Benedito, tiveram o corte recomendado pelo COMDEMA, pois “apresentam brocas, presença de insetos, ramos secos, copa desfolhada e perda de grandes galhos”, ambas com o tronco em adiantado estado de apodrecimento.
O COMDEMA acrescenta que ocorreu queda de galhos importantes do Ipê Rosa durante as últimas chuvas e a Sibipiruna apresentava orifícios causados por insetos, com cavidades que envolviam de 50% a 70% do seu perímetro. Ambas as árvores estavam localizadas em áreas de grande circulação de pedestres e veículos, o que potencializa os riscos de acidentes até mesmo fatais e prejuízos materiais.
A análise técnica das árvores foi realizada, segundo o COMDEMA, com base na metodologia do Profº Dr. Rudo Arno Seitz (2006), estudioso referência em recursos florestais e engenharia florestal. A análise de risco realizada envolve a avaliação da base, do tronco e da copa da árvore, mediante critérios técnicos, bem como os possíveis alvos próximos que podem sofrer danos, caso haja queda das respectivas árvores.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.