Prefeitura promove ação social com haitianos que vivem no município
A Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Pouso Alegre iniciou nesta semana, o cadastramento da população haitiana que vive em Pouso Alegre. Sob a supervisão do CRAS São Geraldo, um grupo de 30 pessoas que deixou o Haiti tem a chance de conseguir uma colocação no mercado de trabalho.
Em parceria com uma empresa da cidade, homens e mulheres (jovens em sua maioria) passaram por uma triagem na Secretaria de Políticas Sociais, para obter um trabalho e garantia de sobrevivência.
Pouso Alegre abriga hoje cerca de 100 haitianos que se concentram no Bairro São Geraldo. Eles chegam atraídos pelo processo de interiorização de imigrantes e muitos vivem de pequenos bicos, sem emprego ou moradia fixa.
Para o Prefeito Rafael Simões, que esteve presente durante o cadastramento dos haitianos na sede da Secretaria de Políticas Sociais, é importante inserir essas pessoas no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas locais. “O maior desafio para essas pessoas é a barreira da língua, mas o IFSul de Minas já disponibilizou aulas de português para resolver o problema. Eles também receberão treinamento para o desempenho das funções”, acrescenta.
O Secretário Municipal de Políticas Sociais, João Batista de Lima reforça que o CRAS vai continuar fazendo um trabalho social com os imigrantes haitianos. “Vamos continuar acompanhando a situação dessas pessoas para que possam ser inseridas plenamente à sociedade pouso-alegrense”, ressalta.
Nessa primeira etapa, deverão ser contratados 06 (seis) trabalhadores haitianos na linha de produção de bancos de carros.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.