Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Projeto cultural fará uma obra de arte contemporânea no Mercado Municipal


O Mercado Municipal de Pouso Alegre será objeto de estudo artístico por participantes do projeto cultural Encontros com a Arte Contemporânea. Com realização dos artistas e arte-educadores Arianne Vitale e Thiago Bortolozzo, e patrocínio da Prefeitura Municipal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre, o projeto se propõe como um curso livre culminando na construção de uma instalação artística como trabalho final. Em sua segunda edição, os encontros acontecerão no fim de semana de 22 a 24 de março e durante o mês de abril e maio. A participação é gratuita.


O projeto cultural Encontros com a Arte Contemporânea teve início em 2018, quando se estudou a Antiga Estação Ferroviária, atual Casa da Cultura Menotti Del Picchia. As aulas práticas e teóricas resultaram em uma exposição coletiva, reunindo pinturas e instalações com conceitos de arte contemporânea e da memória popular sobre o espaço, um bem histórico e cultural do município.
Dessa vez, os participantes irão se debruçar sobre o Mercado Municipal, outra icônica construção do município e local de fruição de práticas históricas e culturais.


As aulas teóricas são abertas ao grande público e serão ministradas no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes e na Casa da Cultura Menotti Del Picchia. Para as ações práticas, os artistas propõem uma escultura pública temporária, na forma de um obelisco em madeira, criado coletivamente pelos participantes. Os exercícios e propostas resultantes da oficina visam transformar, por um período de tempo, o Mercado e seu entorno.


O Mercado Municipal foi inaugurado em 1893, passando por diversas reformas. Foi reconstruído em 2004, em celebração aos 122 anos de Pouso Alegre, alterando e modernizando sua arquitetura e instalações. Na última década, foi registrado como Patrimônio Imaterial do Município de Pouso Alegre, conforme o Decreto Municipal n.º 4143/2013.


Segundo a UNESCO, considera-se patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões, bem como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes estão associados, que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu patrimônio cultural.


O Mercado Municipal de Pouso Alegre é caracterizado por uma serie de valores, tais como o valor etnográfico, social, afetivo e histórico, pautados, sobretudo pelas relações interpessoais estabelecidas ao longo dos anos que transformam o mercado em um lugar onde mais do que estabelecer relações comerciais, se vivenciam experiências e se cultiva a memória.


“Tido como um espaço público da cidade, o mercado se torna, mesmo que imaterialmente, um patrimônio cultural do município, por fazer parte das muitas memórias e das disputas que circundam ou participaram daquele espaço”, comenta Thiago Bortolozzo, artista e instrutor do projeto.


A partir dessa noção do espaço e da memória, o projeto se desenvolverá tendo como ferramenta a arte. Para Arianne Vitale, a criação artística revelará a percepção da cidade sobre o espaço. “O projeto pretende proporcionar diferentes canais de percepção do espaço cotidiano, através da revelação de camadas de memória a partir de ações artísticas criativas, performáticas e pontuais nos arredores do Mercado Municipal de Pouso Alegre”, conta a artista.
Confira o cronograma:


22/03 (sexta-feira)
19h às 21h - Apresentação do projeto e aula teórica "Arte, memória e espaços" no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes
23/03 (sábado)
10h às 12h - Aula teórica "A Paisagem na arte moderna e contemporânea" no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes / 14h às 15h - Visita ao Mercado Municipal e seu entorno
24/03 (domingo)
10h às 12h - Atividades artísticas, imersão e pesquisa no Mercado Municipal e seu entorno
06/04 (sábado)
10h às 12h - Aula teórica “Arte, cidade e fenômenos urbanos” na Casa da Cultura Menotti Del Picchia / 14h às 17h - Imersão e pesquisa no Mercado Municipal
07/04 (domingo)
10h às 21h – Encontro e produção da exposição no Mercado Municipal
20/04 (sábado)
10h às 12h – Encontro e produção da exposição na Casa da Cultura Menotti Del Picchia / 14h às 17h – Encontro e produção da exposição no Mercado Municipal
27/04 (sábado)
09h às 11h – Encontro e produção da exposição no Mercado Municipal / 11h – Abertura da Exposição “Obelisco” e intervenções
25/05 (sábado)
Horário a confirmar - Evento de finalização da exposição com ações artísticas no Mercado Municipal

O endereço do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (Antigo Fórum) é Praça Senador José Bento, nº 2, centro. Já a Casa da Cultura Menotti Del Picchia (Antiga Estação) está na Praça Josino de Araújo, s/nº, centro. O Mercado Municipal está situado na Av. Duque de Caxias 313 a 419, centro.


Mais informações sobre o projeto Encontros com a Arte Contemporânea podem ser buscadas na página oficial no Facebook (www.fb.com/encontroscomaartecontemporanea).


  • Compartilhe:
  • Por: Ascom

Última modificação em 21/03/2019

  Imagens