Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Prefeitura e Caixa Econômica assinam contrato para execução da Galeria do Primavera


Nesta quarta-feira, 20 de março, a Prefeitura de Pouso Alegre e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram o contrato para a execução das obras de galerias para contenção de alagamentos na região central da cidade. A assinatura do contrato representa um importante passo para as etapas seguintes que estabelecem a definição do projeto executivo e a licitação para a contratação de empresa que irá conduzir o projeto.

 

As obras serão financiadas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e terá custo total de R$15.990.910,21. O sistema de canalização das galerias deve atingir perto de 9 mil metros de tubulações. O prazo para pagamento é de 20 anos.


Para a elaboração do projeto básico das galerias, foi contratada uma equipe de engenharia da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), que realizou estudos minuciosos do sistema de drenagem da região do Primavera.

 

Os estudos da Unifei, que mapeou todo o trajeto das galerias na cidade, apontaram que o bairro Primavera é uma das principais áreas do município afetadas pelas inundações. Pelo local, também são escoadas as águas de chuvas de outros bairros como, por exemplo, João Paulo II, Santo Antônio e Boa Vista, causando uma sobrecarga no sistema de drenagem.
As obras terão início ainda neste ano.

Duas frentes de intervenções

A área do Jardim Primavera é altamente urbanizada e reúne importantes pontos de comércio e prestação de serviços do município. Pelos levantamentos realizados, a rede de captação de águas pluviais se concentra em vias como a Avenida São Francisco, Rua Comendador José Garcia e Rua João Basílio, gerando a sobrecarga do sistema de drenagem.


As intervenções ocorrerão em duas frentes principais. Nos bairros João Paulo II, Santa Elisa e Centro será executada uma rede de drenagem completamente independente que passará também pelas ruas Antônio Sarkis, Dr. Mendonça de Paula, Silvestre Ferraz, Santa Catarina e Avenida Dr. Alfredo Custódio de Paula (região central). As águas de chuvas desses locais serão despejadas no Rio Mandu. O objetivo principal desta rede, que terá 2.300 metros de extensão, é evitar que as águas cheguem ao Jardim Primavera.


No Centro (Rua Comendador José Garcia), a rede já existente será expandida com a finalidade de antecipar a coleta do escoamento (superficial) e novos trechos de drenagem serão instalados na Rua Adolfo Olinto, Rua São João e partes altas da Rua João Basílio, num total de 1.240 metros de tubulações.


As galerias serão concluídas em um período de 24 meses.


  • Compartilhe:
  • Por: Ascom

Última modificação em 20/03/2019