Produtores rurais do Pantano conhecem projeto de preservação das águas
As secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Pouso Alegre reuniram produtores rurais da região do distrito de São José do Pantano, para uma palestra sobre o projeto “Nossa Água, Nosso Futuro”. O encontro foi realizado na terça-feira (19 de fevereiro), na sede da Cooperativa dos Morangueiros Pantanenses e contou com a participação de cerca de 30 produtores. Também estiveram presentes os secretários municipais Antonio Dionício Pereira (Agricultura), Rinaldo Oliveira (Meio Ambiente) e o superintendente Paulo César Figueiredo.
O projeto “Nossa Água, Nosso Futuro”, nome sugerido por estudantes através de concurso, teve sua criação aprovada pela Câmara Municipal em 2018. Seu objetivo é a proteção e preservação de mananciais e nascentes em áreas rurais, por meio da adequação ambiental das propriedades.
Com a aprovação do projeto a Prefeitura ficaautorizada a prestar apoio técnico, de fomento e financeiro, na forma de pagamento por serviços ambientais aos proprietários rurais habilitados e que executem ações para o cumprimento das metas estabelecidas. A cada seis meses o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambienta (COMDEMA) vai avaliar o desenvolvimento do projeto nas propriedades e o cumprimento das metas.
No encontro de terça-feira foi proferida uma palestra pelo biólogo e ambientalista Farley Braz, professor da Univás e coordenador do projeto. Ele destacou a importância da preservação dos recursos hídricos e informou aos produtores sobre as condições para participar do projeto e os benefícios decorrentes da adesão.
Segundo o coordenador, aqueles que aderirem ao projeto terão auxílio técnico e insumos da Prefeitura de Pouso Alegre. Além do suporte técnico para o cercamento das áreas rurais, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente ficará incumbida de elaborar o relatório que definirá o pagamento, em espécie, para cada uma das metas estabelecidas.
Para aderir ao projeto e se cadastrar, o produtor rural deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, pelos telefones: (35)3449-4281 / 4282 ou na Casa do Produtor (35) 3449-4284.
Na terça-feira (26 de fevereiro) o Projeto Nossa Água, Nosso Futuro será apresentado aos produtores rurais também no bairro Maçaranduba. O encontro está marcado para às 18h, na Escola Municipal São Benedito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.