Prefeitura retoma coleta seletiva de lixo e cata-treco para deixar cidade mais limpa
Desde o início desta semana a coleta de lixo em Pouso Alegre ganha importante reforço. Na segunda-feira (03) a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos fez retornar a Coleta Seletiva que vai contribuir consideravelmente para a limpeza da cidade.
Segundo a supervisora da coleta de lixo, Rosângela Berti, a coleta seletiva de lixo é o processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados que podem ser reciclados e que devem ser separados do lixo orgânico por empresas e pessoas.
A mudança de atitudes e hábitos de consumo incentiva a reutilização e reaproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis. Isso pode ser um grande passo para uma qualidade de vida melhor para as gerações futuras.
O material recolhido na coleta seletiva é levado até a Associação dos Catadores de Material Reciclável de Pouso Alegre (ACAMPA), no bairro São Cristóvão, e após feita a triagem é preparado para destinação final.
A Associação dos Catadores mantém uma parceria com a Prefeitura e recebe em seu galpão todo o material reciclável recolhido. No sistema de coleta seletiva os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Para Rosângela Berti, “a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta”, conclui a supervisora.
As coletas acontecem de segunda à sexta-feira, com itinerário pré-estabelecido, para atender as demandas existentes no Centro e bairros da cidade, informa Rosângela.
Para participar e ter o lixo reciclável recolhido, as empresas ou moradores deverão fazer um cadastro através do telefone (35) 3449-4195 (das 13h às 16h), para que a coleta aconteça em dias e horários programados.
DESCARTE APROPRIADO
O lixo produzido pelas populações nas cidades é muito diversificado e o destino final é um dos agravantes da degradação do meio ambiente. Não há como não produzir lixo, mas é possível reduzir a sua produção e reutilizá-lo.
A falta de conscientização é o grande fator dos problemas com os lixos jogados na rua. Pode acarretar no entupimento dos bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas.
É comum também o descarte de lixos em locais impróprios, como encostas, rios e córregos.
Materiais como pilhas, baterias comuns e de celular são separados, pois quando descartados no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.
Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
É necessário ter consciência dos sérios danos que o descarte indevido pode causar à biodiversidade e ao homem. A colaboração entre a sociedade e o poder Público estimula e possibilita uma melhor atuação das políticas públicas no município.
CATA-TRECO
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre também conta com o serviço do Cata-Treco que recolhe objetos de grande porte como entulhos e materiais inservíveis deixados nas vias e espaços públicos.
O Cata-Treco é uma ação promovida pela Prefeitura com o objetivo de impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental.
Para solicitar o agendamento deste serviço, o telefone de contato é o (35) 3449-4980.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.