A Prefeitura de Pouso Alegre, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, concluiu um projeto de grande relevância para alunos das escolas municipais da zona rural. O criador de répteis e acadêmico do curso de Ciências Biológicas, Alysson Vieira, ministrou palestras e deu orientações a mais de 600 estudantes sobre o manejo e prevenção de acidentes com as serpentes mais comuns encontradas na região e a importância ecológica desses animais para o meio ambiente. O evento aconteceu no Parque Natural Municipal, com exposição de animais certificados, como Jibóia Amazônica e Jacaré do Papo Amarelo.
O projeto, que teve início em setembro, contou com o apoio logístico da Secretaria de Educação e dos estagiários em educação ambiental da empresa Vina, que contribuíram com valiosas rodas de conversa sobre o correto manejo de resíduos sólidos. Alunos do PROGEA da Polícia Militar de Meio Ambiente e de colégios estaduais também participaram das atividades.
“A importância de se quebrar aquela repulsa orgânica que a gente costuma ter pelas cobras faz com que esses meninos da zona rural, que têm muito mais chances de se deparar com um animal desses, pensem friamente antes de abater uma serpente que não lhes representaria risco algum, o que além de ser algo ruim para a natureza, ainda os expõem a riscos sérios de acidentes com animais peçonhentos, que acabam atacando pra se defender”, diz Ana Carla Arantes, bióloga e educadora ambiental responsável pelo projeto.
.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.