O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, inaugurou na quinta-feira, 22 de novembro, as instalações da unidade II do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). Também estiveram presentes o vice-prefeito e deputado estadual eleito, Dr. Paulo Valdir, o secretário municipal de Políticas Sociais, João Batista de Lima, o diretor da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA-Brasil), pastor Noedson Dornelles, e voluntários.
O SAICA funciona através de uma parceria com a ADRA, em que as despesas são subsidiadas pela Prefeitura e a administração fica a cargo da Agência. É um serviço criado para assistir crianças a adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medidas protetivas de acolhimento institucional.
Na unidade, as crianças são acompanhadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. Além da moradia, os acolhidos recebem assistência educacional, médica e participam de cursos e atividades de lazer, sendo viabilizado o retorno ao lar de origem, desde que a família comprove que restabeleceu a capacidade do cuidado.
Para Rafael Simões, “o amparo do poder público a esses pequenos e jovens cidadãos representa a oportunidade de devolver-lhes a convivência social e comunitária e, sobretudo, a dignidade. E é nosso dever acolhê-los”, disse.
A parceria Prefeitura/ADRA mantém duas casas em Pouso Alegre com capacidade para atender até 40 crianças e adolescentes. A partir desta sexta-feira, tem início as reformas das instalações do SAICA I. Para o próximo ano, há projeto para construção de uma terceira unidade de acolhimento.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.