Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Jogos do Interior resgatam importância do esporte em Pouso Alegre


O esporte esteve em alta em Pouso Alegre, cidade escolhida como sede dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) 2017. Entre os dias 14 e 18 de junho nada menos que 750 competidores de 21 cidades aqui disputaram a etapa regional Sul dos JIMI. As cidades foram: Pouso Alegre (sede), Baependi, Caxambu, Varginha, Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Cambuí, Itajubá, Extrema, Alfenas, Ijaci, Itapeva, Lambari, Lavras, Monsenhor Paulo, Pedralva, Perdões, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Tocos do Moji, Três Corações e Camanducaia.


As modalidades esportivas disputadas foram o vôlei (mas e fem), handball (mas e fem), futsal (masc e fem) e basquete (masculino). As competições tiveram início ainda na manhã de quarta-feira (14), nas quadras da Praça Municipal de Esportes (Rosão), no Ciem de Fátima, Univás e Clube de Campo Fernão Dias. Durante cinco dias o esporte reinou nos principais ginásios e quadras da cidade. Na classificação geral, Lavras foi a grande campeã dos Jogos do Interior de Minas, com 44 pontos conquistados. O segundo lugar ficou com Pouso Alegre (39), seguindo-se Itajubá (36), Varginha (34) e São Lourenço (33). Estas cidades estão classificadas e irão compor uma mesma chave na etapa estadual.


A solenidade de abertura dos jogos aconteceu na noite de quarta-feira (14), quando a pira olímpica foi acesa no Ginásio Poliesportivo da Praça Municipal Alvarim Vieira Rios (Rosão). A cerimônia foi prestigiada com a presença do secretário estadual adjunto de esporte Ricardo Sapi e personalidades do governo municipal. O prefeito Rafael Simões, que não pôde comparecer, foi representando pelo vice-prefeito Dr. Paulo Valdir. Ele e o superintendente de esportes Roonei Ferreira e Souza e o secretário Ricardo Sapi hastearam as bandeiras de Minas, de Pouso Alegre e o Pavilhão Nacional.


Durante a abertura o secretário Ricardo Sapi ressaltou a importância do evento no incentivo à prática esportiva pela população. Ele disse que com 33 anos de tradição os JIMI traduzem a importância do esporte na vida do povo mineiro. Natural de Varginha, importante município do Sul de Minas,. Sapi revelou que fez questão de participar da abertura dos jogos em Pouso Alegre, justamente para prestigiar a sua região.


Por sua vez, o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir destacou que o esporte encanta o povo brasileiro. Ele falou do apoio que o governo municipal pretende proporcionar ao esporte na cidade e que Pouso Alegre se sentiu muito honrada em voltar a sediar os Jogos do Interior de Minas.

JOGOS DO INTERIOR


O JIMI é um programa esportivo que envolve atletas e equipes dos municípios do interior do estado, exclusivamente. Criado em 1985, o JIMI chega este ano à sua 33ª edição. Em 2017, é realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas teve início em abril, com as disputas das modalidades coletivas nos naipes masculino e feminino: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa foi realizada entre os dias 14 e 18 de junho, com as mesmas modalidades.
Este ano os Jogos do Interior tiveram um significado especial. Além de retornar à sua forma original, já que por vários anos substituiu os Jogos Estudantis de Minas Gerais, tiveram novamente Pouso Alegre como sede da regional .Sul após 28 anos. A última vez que a cidade sediou os jogos foi em 1989.


  • Compartilhe:
  • Por: ASCOM

Última modificação em 19/06/2017