Projeto Simplificado de Indústria agiliza instalação de empresas e fortalece o desenvolvimento econômico em Pouso Alegre
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, implementou o Projeto Simplificado de Indústria, uma importante iniciativa que torna o processo de aprovação de projetos industriais mais ágil, seguro e desburocratizado.
Antes da adoção do novo modelo, os empreendimentos industriais precisavam apresentar todos os itens previstos no Art. 36 da Lei nº 6.570/2022, incluindo plantas internas, cortes e detalhamentos completos. Esse formato resultava em projetos extensos, com grande volume de informações, além de gerar impasses quanto ao sigilo industrial das empresas. Esta complexidade de projeto, documentação, e ajustes necessários, demandava prazos maiores para análise e aprovação destes projetos.
Com a Análise Simplificada, voltada especialmente para empresas de grande porte, passaram a ser exigidas apenas as informações essenciais para o enquadramento da edificação no ordenamento urbano, sem a obrigatoriedade de detalhamento de espaços internos ou de suas linhas de produção. Essa mudança reduziu significativamente o tempo de análise e de emissão dos alvarás de construção, ao mesmo tempo em que reforçou a segurança das informações empresariais e a confidencialidade dos processos produtivos.
Entre os principais resultados alcançados estão:
• Padronização dos critérios de análise;
• Redução do tempo de tramitação dos processos industriais;
• Simplificação documental, com menos exigências e maior clareza;
• Estímulo à atração de novas indústrias, favorecendo a geração de empregos e o fortalecimento da economia local;
• Maior segurança jurídica e proteção ao sigilo industrial.
A secretária municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Thaís Oliveira Ribeiro, destaca que a iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal com a inovação, a eficiência e a competitividade de Pouso Alegre.
“Pouso Alegre vive um momento de expansão e precisa de instrumentos modernos que acompanhem esse ritmo. O Projeto Simplificado de Indústria é um exemplo de como a desburocratização e a eficiência administrativa podem atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade”, explicou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.