Nesta terça-feira, 19 de junho, o plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em segunda votação o projeto “Nossa Água Nosso Futuro”, de autoria do Poder Executivo.
O objetivo do projeto de lei é garantir a proteção dos mananciais, por meio da adequação ambiental das propriedades rurais, preservando a qualidade e a quantidade das águas, a biodiversidade e o clima no município. A iniciativa integra o “Projeto Conservador da Mantiqueira”, desenvolvido pela cidade de Extrema (MG).
A proposta irá abranger os produtores rurais que possuem nascentes em suas propriedades, em Pouso Alegre, com ações de reflorestamento, manutenção de cobertura florestal, saneamento ambiental e agricultura sustentável.
Na primeira etapa serão contempladas as propriedades localizadas na bacia do Mandu, responsável por 70% do abastecimento da cidade. Os agricultores que aderirem ao projeto terão auxílio técnico e insumos, como mourões, arames e mudas de plantas. Após a etapa de cercamento, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente irá elaborar o relatório que definirá o pagamento em espécie para cada uma das metas estabelecidas, entre elas produção de água, boas práticas de conservação do solo e medidas adequadas de saneamento ambiental.
A cada seis meses, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) irá avaliar o desenvolvimento do projeto nas propriedades e o cumprimento das metas. O valor pago por hectare será anual, dividido em até 12 parcelas.
Para o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Rinaldo Oliveira, a proposta será um incentivo para a proteção das nascentes e recuperação de matas ciliares, “além de permitir uma complementação de renda ao pequeno produtor rural”, diz.
O nome “Nossa Água Nosso Futuro” foi escolhido pelos alunos das escolas municipais, por meio de um concurso.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.