Profissionais da rede municipal de saúde de Pouso Alegre são premiadas em congresso nacional de estomaterapia
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra o destaque de duas profissionais da rede municipal que levaram o nome da cidade ao cenário nacional durante o XV Congresso Brasileiro de Estomaterapia, realizado entre os dias 15 e 19 de outubro, em Florianópolis (SC).
A enfermeira Ana Cristina da Silva, coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas (SASPO), referência municipal em feridas, sondas e cateteres e coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), participou do congresso como palestrante na programação oficial, abordando o tema “Reabilitação em estomaterapia: integração multidisciplinar e retorno à sociedade”.
Ana Cristina também apresentou três trabalhos científicos em formato e-pôster nas áreas de incontinência e estomias e participou do lançamento do livro “Gestão de Serviços de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia”, no qual é autora de dois capítulos. O reconhecimento nacional veio com o Prêmio Destaque do Ano, na categoria Dissertação e Tese, área de Estomias, pelo trabalho “Dermatite Periestomal: tratamento com pó da casca da banana verde (Musa sapientum)”, um produto inovador com registro de patente.
Já a enfermeira Lívia Rocha Martins Mendes, estomaterapeuta e coordenadora da Saúde da Mulher do município, apresentou três estudos científicos de grande relevância para a Atenção Primária à Saúde (APS), todos vinculados às práticas realizadas na rede municipal de Pouso Alegre.
O trabalho “Visitas que transformam: o papel estratégico do agente comunitário de saúde na identificação da incontinência urinária” recebeu o prêmio de Destaque do Ano na categoria Planejamento e Gestão de Serviços Públicos de Saúde, reconhecido pela inovação e impacto social. A pesquisa evidencia a importância do agente comunitário de saúde na detecção precoce da incontinência urinária e na humanização do cuidado.
Outros dois estudos apresentados — “Corante natural açaí como alternativa sustentável para identificação histológica de biofilme em feridas crônicas” e “Ozonioterapia na cicatrização da úlcera venosa crônica: revisão de literatura comparativa com oxigenoterapia hiperbárica”, reforçam o caráter científico, sustentável e inovador das práticas adotadas no município, com foco na acessibilidade, na integralidade e na resolutividade do cuidado.
O reconhecimento das duas profissionais reforça o compromisso da Prefeitura de Pouso Alegre com a formação continuada, a valorização da enfermagem e a promoção de uma saúde pública pautada pela ciência, pela inovação e pelo cuidado humanizado. A atuação das enfermeiras Ana Cristina e Lívia eleva o nome da cidade, consolidando Pouso Alegre como referência nacional em práticas inovadoras e humanizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.