Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Solenidade no Rosão marca abertura dos Jogos do Interior


A partir desta quarta será de muito esporte nos quatro cantos de Minas Gerais. Entre os dias 14 e 18 de junho, oito cidades recebem as etapas microrregionais dos Jogos do Interior de Minas – JIMI 2017. Pouso Alegre é a sede regional Sul e reunirá 25 cidades participantes. As demais são João Monlevade, Pitangui, Jequitinhonha, Montes Claro, Frutal, Cataguases e Ponte Nova. Estão previstas 974 partidas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, com a participação de 194 municípios. Aqui a cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (14) a partir das 20h no Ginásio Poliesportivo Rosão.


Substituído em 2012 pelos Jogos de Minas, o JIMI volta ao seu formato original, atendendo a uma demanda da população mineira levantada durante os Fóruns Regionais de Governo. Em 2017, 321 municípios se inscreveram na competição – mais que o dobro da edição de 2016 dos Jogos de Minas Gerais.


Para o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, com 33 anos de tradição o JIMI traduz a importância do esporte na vida do povo mineiro. “É muito bom poder fazer parte deste retorno dos Jogos do Interior, que por tantos anos encantou, atraiu torcidas e motivou atletas de centenas de cidades. Quem é do interior, como eu, sabe o valor deste evento para a população, sabe como o JIMI mobiliza os municípios por onde passa, potencializa a economia, o turismo e a interação entre os participantes”, destaca.


O secretário ressalta ainda o papel do evento no incentivo à prática esportiva pela população. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Esporte revelou que, no país, seis em cada dez pessoas com 15 anos ou mais não praticaram esporte ou atividade física entre setembro de 2014 e setembro de 2015, contra 37,9% que praticaram. Em termos de população projetada, são mais de 100 milhões de sedentários e 61,3 milhões que se consideram mais ativos.


PA É SEDE


A última vez em que Pouso Alegre sediou a competição foi há 28 anos, em 1989. Também a cidade esteve fora das disputas desde 2014, retornando este ano como sede regional..
Representando as 25 cidades participantes, cerca de 850 atletas vão disputar os jogos. As modalidades esportivas para os competidores em Pouso Alegre são: vôlei (masc e fem), handball (masc e fem), futsal (masc e fem) e basquete (masculino). As partidas serão disputadas na quadra poliesportiva da Praça Municipal de Esporte (Rosão), Ciem de Fátima, Univás e Clube de Campo Fernão Dias. O início está marcado para o dia 14 de junho e o encerramento será no dia 18. As cidades da microrregional sul participantes são: Pouso Alegre (sede), Baependi, Caxambu, Varginha, Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Cambuí, Itajubá, Extrema, Alfenas, Ijaci, Itapeva, Lambari, Lavras, Monsenhor Paulo, Pedralva, Perdões, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Tocos do Moji, Três Corações e Camanducaia.

JIMI terá três etapas


Em 2017, o JIMI é realizado em três etapas. A microrregional é a primeira delas e aponta os classificados para a regional, que será realizada entre 06 e 10 de setembro em quatro sedes –Pitangui, São João del Rei, Montes Claros e Itabira – com disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol. Diferente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão.
Já a etapa estadual acontece em dois momentos: em setembro, serão executadas as modalidades coletivas. Diferente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão. Já em outubro, serão realizadas as disputas dos esportes individuais e paralímpicos: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.


O JIMI é um programa esportivo que envolve atletas e equipes dos municípios do interior do estado, exclusivamente. Criado em 1985, o JIMI chega este ano à sua 33ª edição. Em 2017, é realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas teve início em abril, com as disputas das modalidades coletivas nos naipes masculino e feminino: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa será realizada em junho, com as mesmas modalidades.


  • Compartilhe:
  • Por: ASCOM

Última modificação em 13/06/2017

  Imagens