Prefeitura de Pouso Alegre reforça cuidados contra zoonoses e alerta sobre prevenção da esporotricose
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Proteção e Cuidado Animal, intensificou as ações de conscientização sobre as zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos e de humanos para animais. A iniciativa visa informar a população sobre os riscos, prevenção e tratamento dessas enfermidades, destacando a importância da saúde integrada entre pessoas e pets.
Segundo a Superintendente de Proteção e Cuidado Animal, médica veterinária Bianca Mota, as zoonoses mais conhecidas são a raiva, leptospirose, toxoplasmose, leishmaniose e esporotricose. Este último, causado por fungos, é especialmente preocupante por provocar feridas na pele e, em casos mais graves, atingir o sistema linfático e outros órgãos.
A esporotricose é transmitida principalmente pelo contato com gatos infectados. Por isso, a recomendação é evitar o contato direto e desprotegido com animais feridos – o uso de luvas é fundamental para a segurança. Em Pouso Alegre, até setembro de 2025, já foram registrados 120 casos suspeitos de esporotricose, por isso uma medida eficaz para a prevenção e para evitar a disseminação da doença é a castração dos gatos, serviço oferecido pela Superintendência Municipal.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, os moradores podem procurar presencialmente a sede da Proteção Animal, localizada na Estrada do Algodão, ou entrar em contato pelo telefone (35) 99857-0531, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e lembra que proteger os animais é também cuidar do bem-estar de toda a cidade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.