Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Prefeitura de Pouso Alegre participa de treinamento sobre abordagem em tentativas de suicídio promovido pelo Corpo de Bombeiros


A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Defesa Social, participou, nesta terça-feira (30), do Treinamento de Abordagem em Tentativas de Suicídio, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A capacitação foi realizada nas instalações da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre e contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, SAMU, Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

O curso teve como objetivo apresentar novas diretrizes de atuação em ocorrências envolvendo tentativas de autoextermínio. A formação foi destinada a profissionais da segurança pública, da saúde e de áreas correlatas, no formato híbrido: parte em modalidade EAD e outra parte presencial, totalizando 12 horas/aula, com conteúdos teóricos e práticos.

Durante as atividades presenciais, os participantes aprofundaram conceitos, conheceram protocolos específicos e aplicaram os conhecimentos adquiridos em simulações práticas, utilizando métodos de verbalização e técnicas especializadas, com figurantes encenando situações reais.

“Esse conhecimento é de extrema importância para os servidores da Defesa Civil e, em especial, para os futuros integrantes da Guarda Civil Municipal de Pouso Alegre (GCMPA), pois contribui diretamente para a adoção de protocolos mais eficazes e seguros no atendimento a tentativas de suicídio, garantindo não apenas a proteção dos tentantes, mas também a segurança dos próprios agentes da GCMPA”, destacou o Superintendente de Defesa Civil e Defesa Social, Anderson Silveira.

Além do conteúdo técnico e das oficinas práticas, o treinamento proporcionou um importante momento de integração entre as forças de segurança presentes, favorecendo a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação interinstitucional.

Prefeitura de Pouso Alegre – Aqui tem gente do bem que realiza de verdade!
Prefeito Coronel Dimas |  Vice-Prefeito Igor Tavares


  • Compartilhe:
  • Por: AUTOR: RAFAEL LEMES / FOTOS: ASCOM - PA

Última modificação em 02/10/2025

  Imagens