Prefeitura de Pouso Alegre abre programação do Outubro Rosa com ações de prevenção e conscientização
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (1º), na Praça Senador José Bento, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2025, dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na ocasião, foram oferecidos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, verificação de glicemia e agendamento de mamografias.
Segundo a secretária de Saúde, Mônica Mendes, a campanha vai além da mobilização das mulheres. "Nosso foco principal é a saúde da mulher, mas o Outubro Rosa é também para toda a população. É importante lembrar que, embora pouco falado, homens também podem desenvolver câncer de mama. Por isso, nossas ações são voltadas para conscientizar, incluir e ampliar o cuidado", destacou.
Programação especial do Outubro Rosa
Ao longo do mês, a Atenção Básica da rede municipal levará atividades aos bairros com foco no tema da campanha. Além disso, eventos culturais e de mobilização social contarão com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde:
04/10- Caravana da saúde no Jardim Brasil e Colina Verde (das 8h às 12h)
05/10 – 4ª edição do SoundSystem Rosa (14h às 22h | Praça João Pinheiro) * Atividades culturais via Lei de Incentivo à Cultura * Vacimóvel no local * Agendamento de mamografias (das 14h às 17h)
11/10 – Caravana da Saúde no Cruz Alta (das 8h às 12h)
Evento na Casa São Rafael (18h15) * Palestras, apresentações de fanfarra, danças e show com Juliana Campos Evento realizado pela Casa São Rafael, Bruno Henrique Fotografias e Hotel Ferraz
18/10 – Caravana da Saúde no Jardim Olímpico e Árvore Grande (das 8h às 12h)
* 31/10 – 1ª Caminhada Rosa da Prefeitura * Saída da Casa do Artesanato, subida pela Av. Dr. Lisboa até a Praça Senador José Bento * Na chegada: Caravana da Saúde com serviços, agendamento de mamografias e orientações sobre câncer de mama, prevenção, fatores de risco, tratamento e reabilitação. * Realização da Prefeitura com apoio da Casa São Rafael, Projeto Tempo de Viver e Lencinho com Carinho
Situação em Pouso Alegre Dados do 1º quadrimestre de 2025 mostram a dimensão do impacto do câncer de mama em Pouso Alegre e a importância do diagnóstico precoce. No período, 1.905 mamografias foram realizadas em moradoras da cidade, sendo 1.733 exames de rastreamento e 172 de acompanhamento específico.
O levantamento também aponta que 1.490 mulheres estão em tratamento quimioterápico na cidade, distribuídas em diferentes faixas etárias:
26 a 50 anos: 348 mulheres
51 a 70 anos: 755 mulheres
71 a 89 anos: 387 mulheres
Além disso, 17 mulheres passaram por tratamento com radioterapia no mesmo período.
Esses números reforçam a relevância das ações de prevenção e conscientização realizadas ao longo do Outubro Rosa, já que o câncer de mama segue como um dos principais desafios de saúde pública no município.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.