Pouso Alegre sedia assinatura inédita de acordo intermunicipal para criação do Sistema Regional de Inovação do Sul de Minas
Pouso Alegre foi palco, nesta quinta-feira (4), da assinatura do acordo de cooperação intermunicipal que institui o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas, iniciativa inédita em Minas Gerais. O evento reuniu autoridades de Pouso Alegre, Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Poços de Caldas, inaugurando uma agenda conjunta para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região.
O SRI é fruto de articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e Governo do Estado, com o objetivo de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de ensino superior e sociedade civil. Além da assinatura, o encontro marcou a criação do primeiro comitê governamental integrado de inovação do Sul de Minas, reunindo representantes das seis prefeituras para alinhar políticas públicas e articular ações conjuntas.
Agenda estratégica
Durante o workshop colaborativo, foi construída de forma coletiva a visão de futuro do SRI – um plano estratégico para consolidar o Sul de Minas como referência em inovação, competitividade e geração de oportunidades até 2040.
Para o gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira, a união dos municípios representa um compromisso histórico. “A união de esforços em torno da inovação coloca a região em outro patamar de desenvolvimento, criando condições para que novas ideias floresçam e se transformem em negócios capazes de gerar emprego, renda e qualidade de vida para a população”.
O secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, reforçou a importância da cooperação regional. “Muitas vezes, caminhar sozinho pode ser mais rápido. Mas, quando vamos em grupo, vamos mais longe. O Sul de Minas tem tudo para ser um exemplo para Minas e para o Brasil com este ecossistema regional sendo formado entre poder público, setor privado e academia”.
Pouso Alegre representada
Representando o município, o vice-prefeito Igor Tavares destacou o simbolismo do encontro. “Este foi um dia único, que produziu convicção sobre o que realmente o Sul de Minas precisa para atrair investimentos e construir um futuro sólido. É essencial que as cidades se vejam como irmãs, e não concorrentes, porque o protagonismo precisa ser compartilhado. Só assim todos ganham e a região se fortalece”.
Compartilhe:
04
Set,
2025
Por: TEXTO: LUANA MENDES / FOTOS: TALES SOUZA E FELIPE MOTA
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.