Prefeitura de Pouso Alegre intensifica ações preventivas para o período chuvoso com limpeza de recursos hídricos
A Prefeitura de Pouso Alegre iniciou um conjunto de ações preventivas para minimizar os impactos do período chuvoso, que tradicionalmente ocorre entre outubro e março. Entre as medidas já em execução, está a limpeza e manutenção de recursos hídricos do município, como córregos, ribeirões e canais, incluindo intervenções na região do Vale das Andorinhas e em outros pontos estratégicos identificados pela Defesa Civil.
Essas ações são fundamentais para ampliar a capacidade de escoamento das águas, reduzir riscos de transbordamento e preservar a segurança da população, além de contribuir para a conservação ambiental.
Planejamento e integração
As medidas fazem parte do plano de prevenção e resposta rápida elaborado em reunião realizada no dia 18 de junho, no Centro Integrado de Defesa Civil e Social (CIDS) da Prefeitura. Convocada pelo Prefeito Coronel Dimas, a iniciativa contou com representantes das secretarias municipais de Defesa Civil e Social, Obras, Agricultura, Saúde, Políticas Sociais, Educação, Administração, Meio Ambiente, Comunicação, Trânsito e Licitação, além da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, foram apresentados os pontos críticos historicamente afetados pelas chuvas e definidas as prioridades de intervenção. Entre elas:
•Mutirão de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, galerias pluviais e calhas de córregos e ribeirões;
•Atenção especial às áreas com histórico de alagamentos;
•Preparação de insumos e estruturas para atendimento imediato às famílias que possam ser atingidas;
•Intervenções preventivas no bairro São Geraldo, no Vale das Andorinhas, Shangrilá e outras localidades.
Histórico de resultados
Segundo o Prefeito Coronel Dimas, o trabalho preventivo já apresenta resultados positivos. “Em 2024, os danos causados pelas chuvas foram significativamente menores do que nos últimos anos graças a obras estratégicas como a casa de bombas na Diquinha, a drenagem no bairro Andorinhas e a nova ponte no Faisqueira. Este ano, reforçamos ainda mais o trabalho para estarmos preparados”, afirmou.
A Prefeitura também reforça que a prevenção depende da colaboração da população, especialmente no descarte correto de resíduos e no respeito às normas urbanísticas e ambientais, evitando construções irregulares próximas a cursos d’água.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.