Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Agenda da Semana: Confira a programação cultural que movimenta Pouso Alegre neste final de semana


Com uma agenda de atrações gratuitas — de espetáculos infantis e oficinas de arte urbana a exposições e apresentações de dança contemporânea, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Cultura, convida moradores e visitantes a celebrarem juntos a diversidade criativa e a força da cultura local

RÁDIO BALANGANDAN 2025

Calouros, brindes, brincadeiras, muita música e alegria com entrada franca!
🗓️ Domingo, 03/08, das 10h às 12h
📍 Teatro Municipal de Pouso Alegre (Av. Dr. Lisboa, 205 - Centro)
🟢 Aberto ao público - entrada franca!
Classificação livre | Tradução em Libras 👋

Completando 37 anos em 2025, a Rádio Balangandan é um projeto infantil do músico e compositor Paulo Afonso Tchê, e nasceu com a finalidade de promover a arte na educação. Hoje, é referência para uma geração inteira que acompanhou e participou dos programas no palco do Balangandan, incluindo artistas profissionais que conheceram a arte na educação através do projeto, ainda na infância. 
Os programas, com músicas selecionados em um repertório ao vivo para o público infantil, que participa também no palco, têm classificação livre e tradução simultânea em Libras 👋.
https://www.instagram.com/radiobalangandan/
Realização: Paulo Afonso Tchê
O projeto Rádio Balangandan tem patrocínio da Prefeitura de Pouso Alegre, por meio do edital do Fundo de Projetos Culturais (FPC) da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), da Superintendência de Cultura.
Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Pouso Alegre, por meio da TV Câmara, que exibirá os programas gravados posteriormente no canal digital 18.2.
https://www.instagram.com/associacaovergani?igsh=MWttaWxkZTM2aDU1Zg==

SISTEMA & KLONIXXX: O ESPETÁCULO

🗓️ Sábado, 02/08, às 20h
📍 Teatro Municipal de Pouso Alegre (Av. Dr. Lisboa, 205 - Centro)
- Classificaçāo: 12 anos
🟢 Entrada gratuita (retire seu ingresso no Sympla ou na bilheteria so Teatro)
https://www.sympla.com.br/evento/sistema-e-klonixxx-o-espetaculo/3016697?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaeNKf4q9YAnoZoGybu6bTY-tFA0aceCPD3QlEe2tZbJ1aB85URatrX86R8u_w_aem_fUhdbp-S1EB82DCaK0fYiw 
Um espetáculo de teatro e dança com uma história cheia de reviravoltas e surpresas.
Em 'Sistema', somos convidados a mergulhar na complexa jornada de Verônica, uma mulher confrontada com uma condição psicológica que a força compartilhar sua mente e corpo com duas identidades distintas: Joanna, uma Dragqueen, e Ryan, um jovem funkeiro. Incapaz de aceitar essa realidade fragmentada, Verônica se vê em uma batalha interna de não aceitação e incompreensão. 
Através de uma montagem que entrelaça o drama e a dança, 'Sistema' nos leva a refletir sobre a fluidez das relações sociais em uma sociedade onde as relações estão cada vez mais conflituosas e com o surgimento de novas causas e lutas, essas relações começam entrar em conflitos enquanto se instalam os dilemas de aceitar ou não, respeitar ou não e acreditar ou não sobre novas pautas, lutas e pensamentos.
Destacando como elementos o movimento artístico Drag, o estigma em torno do funk e das tatuagens, e até mesmo o impacto da tecnologia que molda e fragmenta nossa identidade individual e coletiva, o espetáculo é uma coreografia de questionamentos e imposições.
Com performances poderosas de dança, criadas e apresentadas pelo grupo de dança Pouso-Alegrense "Klonixxx" e uma narrativa instigante, 'Sistema' nos desafia a repensar nossas próprias noções de identidade, enquanto nos envolve em um turbilhão emocional que nos leva a questionar o que é verdadeiramente real em um mundo cada vez mais fragmentado. O público pode esperar muitas surpresas e muita identificação com as visualidades provocadas durante o espetáculo com uma versão desenvolvida especialmente para a cidade de Pouso Alegre.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Maria Antônia, Saymon Wendell e Lua Busnello.
Grupo de dança: Klonixxx.
Dançarinos/Performers: Chrystian Juan, Daniel Gomes, Danilo Gomes, Luis Alberto, Lia Reis, Marcelo Augusto.
Iluminação: Bianca Berchol.
Sonoplastia e Vídeo: Juliana Peralez.
Direção e Produção: Saymon Wendell.
O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Pouso Alegre, por meio do edital do Fundo de Projetos Culturais (FPC) da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), da Superintendência de Cultura.

EXPOSIÇÃO "A PALAVRA MUDA", DE LAURA CONTI

🗓️ De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h
📍 Galeria Artigas (Av. Dr. Lisboa, 201, Centro)
➡️ ao lado do Teatro Municipal
🟢 Visitação aberta ao público!
A Exposição “A Palavra Muda”, de Laura Conti, celebra seis meses de ativação de ateliê em Pouso Alegre. A mostra encerra e celebra um ciclo de seis meses de ativação de seu ateliê, período em que a artista compartilhou processos com o público por meio de oficinas, visitas abertas e ações de escuta e criação coletiva.
A exposição apresenta os desdobramentos visuais e poéticos dessa trajetória, em que palavra, silêncio e materialidade se entrelaçam como formas de expressão e presença. 
Durante a abertura, a sonorização foi conduzida pelo Dj Anjiko, e toda a equipe do projeto esteve presente para dialogar com o público sobre o processo vivido.
A exposição segue em cartaz para visitação até 13/9, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Ao longo desse período, estão previstas visitas guiadas, rodas de conversa e outras ativações, que serão divulgadas no perfil da artista no instagram @alauraconti.
Saiba mais sobre o trabalho da artista em: www.lauraconti.com
Realização: Laura Conti
✨ O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Superintendência de Cultura.
https://www.instagram.com/alauraconti/

Amcive Cultural: GRAFFITI LIVE PAINT COM TADEO 186 E ÁREA 35 CREW

Venha acompanhar este rolê da galera do graffiti ao vivo e à cores!
🗓️ Sábado, 02/08, das 15h às 18h
📍 Casa Bem Viver - Rua Benedita Miranda Fróes, 130 - Cidade Vergani
🟢 Atividade gratuita!
➕ e mais: Aulas Permanentes para toda a família

Aulas de Capoeira
🗓️ Todas as terças e quintas
De 4 a 7 anos: das 18h às 19h 
+7: das 19h às 20h
🟢 Gratuitas

Aulas de Passinho Flashback
🗓️ Todas as quartas, às 19h30
Aberto a todas as idades
🟢 Gratuitas
https://www.instagram.com/associacaovergani/ 
Realização: Associação dos Moradores do Bairro Cidade Vergani
O projeto Amcive Cultural tem patrocínio da Prefeitura de Pouso Alegre, por meio do edital do Fundo de Projetos Culturais (FPC) da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), da Superintendência de Cultura.

Prefeitura de Pouso Alegre. Aqui tem gente do bem e que realiza de verdade.
Prefeito Coronel Dimas | Vice-Prefeito Igor Tavares


  • Compartilhe:
  • Por: TEXTO: GAMALIEL BASÍLIO / FOTO: ASCOM/PA

Última modificação em 30/07/2025

  Imagens