Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Prefeitura inaugura nova sede do Conselho Tutelar com estrutura mais acessível e acolhedora


A Prefeitura de Pouso Alegre inaugurou, na manhã desta quarta-feira (16), a nova sede do Conselho Tutelar do município. O espaço, localizado na Avenida Pinto Cobra, nº 2089 – Rua Projetada, Centro (ao lado da Praça CEU), foi pensado para oferecer mais qualidade, estrutura e acessibilidade tanto para os profissionais que atuam no órgão quanto para as famílias atendidas.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (35) 3449-4214. Após esse horário, o plantão é mantido pelo número (35) 9 9835-3381. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive por meio do Disque 100, que recebe denúncias de forma anônima.

O Conselho Tutelar de Pouso Alegre atua em diversos casos. As principais ocorrências são relacionadas evasão escolar, abandono de incapaz, maus-tratos e abuso sexual. De acordo com os registros, os atendimentos relacionados ao abandono e à evasão escolar têm sido os mais recorrentes. Segundo as conselheiras, muitos desses casos estão diretamente ligados à vulnerabilidade social das famílias, especialmente às mães solo que, diante de dificuldades financeiras, precisam assumir múltiplos empregos. Essa ausência prolongada acaba expondo as crianças a situações de risco, como o trabalho infantil e até a prática de atos infracionais.

“É justamente para enfrentar essas situações que o Conselho Tutelar atua em conjunto com a rede de proteção, formada por órgãos como CRAS, CREAS, CAPS, ESFs, além das secretarias municipais, Ministério Público e Poder Judiciário. Atualmente, o Conselho conta com cinco conselheiras tutelares e uma suplente, que realizam, em média, 50 atendimentos semanais, sempre com o objetivo de garantir e resguardar os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destaca a Coordenadora do Conselho, Pollyanna Ferracioli Teobaldo.


  • Compartilhe:
  • Por: TEXTO: LUANA MENDES / FOTOS FELIPE MOTA

Última modificação em 16/07/2025

  Arquivos