Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Pouso Alegre reforça protagonismo regional ao sediar Fórum de Segurança Pública com a participação do Vice-Governador Mateus Simões


Pouso Alegre acolheu autoridades e especialistas no 1º Fórum de Segurança Pública do Sul de Minas, realizado nesta segunda-feira (7). O evento aconteceu no Hotel Marque Plaza e foi promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP), reunindo representantes civis e militares, gestores públicos e especialistas de dezenas de cidades da região.

O fórum contou com a presença do Vice-Governador de Minas Gerais, Mateus Simões, que participou e reforçou a importância da união entre os municípios e o Governo do Estado na construção de políticas públicas mais eficazes para o setor.

“Pouso Alegre tem se tornado um verdadeiro case de sucesso, graças à implantação do nosso Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), que reúne tecnologia, integração entre as forças de segurança e gestão eficiente. Estamos provando que, com planejamento e investimento, é possível transformar a realidade da segurança pública local”, afirmou o Presidente da AMESP e Prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas.

Ao longo da tarde, os participantes discutiram estratégias integradas, compartilharam experiências e propuseram soluções conjuntas para os desafios enfrentados diariamente na área da segurança pública.

O CIDS já conta com 174 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo unidades com tecnologia de leitura de placas e integração com o sistema estadual Hélios. O município também firmou termos de cooperação com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, PRF e Corpo de Bombeiros, permitindo o compartilhamento da estrutura e dos dados em tempo real. Além disso, está em curso a implantação de câmeras com reconhecimento facial e a estruturação da recém-criada Guarda Civil Municipal, reforçando ainda mais o compromisso de Pouso Alegre com a proteção da população.

Sediar o fórum reforça o protagonismo de Pouso Alegre na articulação regional e seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da segurança e da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Prefeitura de Pouso Alegre – Aqui tem gente do bem que realiza de verdade!
Prefeito Coronel Dimas | Vice-Prefeito Igor Tavares


  • Compartilhe:
  • Por: AUTOR: RAFAEL LEMES / FOTOS: FELIPE MOTA - PA

Última modificação em 08/07/2025