Seminário sobre saúde mental infantojuvenil reforça ações do Maio Laranja em Pouso Alegre
Na última segunda-feira (19) de maio de 2025, a Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o seminário “Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil: Interlocução com as Vítimas de Abuso Sexual”. O evento reuniu profissionais da rede pública e da sociedade civil para debater estratégias de acolhimento e enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes. Realizado na Câmara Municipal, o encontro foi marcado por grande participação, engajamento e mobilização.
Promovido pelo Núcleo Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Paz, o seminário contou com a participação efetiva das Secretarias de Educação e de Políticas Sociais e integrou a programação do Maio Laranja – mês dedicado à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. A programação incluiu apresentações culturais, palestras técnicas e rodas de conversa com profissionais da saúde, educação, assistência social e segurança.
“Esse tema é prioridade para a Prefeitura e para a Secretaria Municipal de Saúde, que atuam com compromisso e dedicação para garantir o cuidado integral e a proteção das crianças e adolescentes de Pouso Alegre”, afirmou a secretária de Saúde, Mônica Mendes.
“Este seminário busca conscientizar os profissionais sobre o cuidado com crianças vítimas de violência e abuso sexual. Existe um empenho muito grande das Secretarias de Saúde, Educação e Políticas Sociais nesse tema, com ações integradas de conscientização e acolhimento às vítimas de violações de direitos”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Thatiana Guerra.
Entre os destaques da programação estiveram as apresentações do Núcleo Intersetorial e do CAPS Infantojuvenil, além de uma palestra sobre os aspectos neurológicos do trauma na infância. O evento também trouxe dados locais sobre atendimentos e contou com a participação ativa de educadores sociais, psicólogos, neurologistas e profissionais da educação.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Pouso Alegre com a formação continuada dos profissionais, a escuta qualificada e o fortalecimento das redes de proteção, priorizando o bem-estar e os direitos de crianças e adolescentes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.