Carro Oficial da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal/SP é identificado deixando pessoa em situação de rua em frente ao Albergue Municipal de Pouso Alegre
Na tarde da última quinta-feira,(13), por volta das 14h30, um veículo oficial da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal/SP, identificado como uma viatura da Guarda Municipal, foi flagrado estacionando em frente ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) em Pouso Alegre. O motorista desembarcou um homem de 41 anos, sem bagagem ou documentos pessoais, e deixou o local imediatamente.
A equipe do Centro Pop realizou o acolhimento inicial do homem e o acompanhou até o posto de atendimento da Polícia Militar. Lá, foi lavrado um Boletim de Ocorrência para registrar o caso. Durante o depoimento, o homem afirmou que foi trazido pela viatura da Guarda Municipal de Santo Antônio do Pinhal/SP, que inicialmente o levaria para a cidade de Itajubá/MG, mas acabou deixando-o na porta do Centro Pop e CEMAPA, em Pouso Alegre. O indivíduo informou ainda que possui residência e familiares na cidade de Três Corações/MG.
Desde o início da ocorrência, a Prefeitura de Pouso Alegre mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Superintendência de Defesa Civil e Social, Polícia Militar e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para garantir a assistência necessária ao homem. Após os procedimentos iniciais, foi ofertada passagem para que ele retornasse à sua cidade de origem.
A Prefeitura também informou que o caso será encaminhado ao Ministério Público, com o objetivo de evitar que situações semelhantes se repitam. Segundo a administração municipal, relatos como este têm sido recorrentes, o que reforça a necessidade de medidas preventivas mais rígidas.
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estão atuando diariamente nas ruas da cidade realizando abordagens humanizadas e encaminhando os indivíduos para os serviços disponíveis. A Prefeitura reforça que a implantação das câmeras de monitoramento e a criação da Guarda Municipal são iniciativas importantes para inibir práticas como essa.
A administração municipal reafirma seu compromisso com políticas públicas responsáveis e integradas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, convida outras cidades a colaborarem com ações conjuntas que respeitem os direitos dos cidadãos em situação de rua.
Prefeitura de Pouso Alegre – Aqui tem gente do bem que realiza de verdade!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.