Prefeitura de Pouso Alegre promove ações para o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizará entre os dias 19 e 21 de março uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional das Florestas (21/03) e ao Dia Mundial da Água (22/03).
A programação inclui atividades práticas e educativas voltadas à conscientização ambiental, reforçando a importância da preservação das florestas e dos recursos hídricos.
As ações têm como objetivo sensibilizar a população sobre a relação inseparável entre florestas e água, destacando que a manutenção das áreas verdes é essencial para a produção de água, regulação do clima e preservação da biodiversidade. A programação contará com atividades como caminhadas ecológicas, plantio de mudas, doação de árvores nativas e palestras educativas.
Programação Completa
19/03 – Caminhada Ecológica e Educação Ambiental Horário: 13h às 15h30 Local: CAIC São João
Atividade: Caminhada com alunos do 5º e 6º ano até a Mina São Francisco, no bairro São João. No local, será realizada uma conversa sobre a importância das nascentes, áreas de preservação permanente (APPs) urbanas e a conservação dos recursos hídricos.
20/03 – Doação de Mudas e Mutirão de Recolhimento de Lixo Eletrônico Horário: 9h Local: Praça Senador José Bento
Atividade: Distribuição gratuita de mudas de árvores nativas para plantio em residências e calçadas. Simultaneamente, será realizado um mutirão para recolhimento de lixo eletrônico, promovendo o descarte correto desses materiais.
21/03 – Plantio e Educação Ambiental na Escola Clarice Toledo Horário: 8h às 9h30 Local: Escola Municipal Clarice Toledo
Atividade: Limpeza e plantio de mudas na APP próxima à escola. Os alunos também participarão da confecção e instalação de plaquinhas educativas no local. Haverá uma roda de conversa sobre a importância das árvores para a manutenção dos cursos d’água e o papel das áreas de preservação permanente na conservação dos recursos hídricos.
As florestas são essenciais para o equilíbrio ambiental, funcionando como "esponjas naturais" que regulam o ciclo da água, protegem as nascentes e ajudam na qualidade do ar. Já os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência humana e enfrentam desafios cada vez maiores devido às mudanças climáticas e ao desmatamento.
Prefeitura de Pouso Alegre – Aqui tem gente do bem que realiza de verdade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.