Pouso Alegre é referência nacional em tecnologia de monitoramento
Pouso Alegre é referência nacional em tecnologia de monitoramento
Nesta quarta-feira (12), Pouso Alegre recebeu a visita de importantes representantes nacionais da área de segurança e trânsito. O General Megid, Presidente do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, Marcello da Costa, ex-Secretário Nacional de Trânsito e Transporte, e Francisco Garonce, membro da Câmara Temática de Educação do Conselho Nacional de Trânsito, estiveram no município para conhecer o sistema de gestão operacional de monitoramento implementado pela Superintendência de Defesa Civil e Social.
A agenda começou com uma reunião na Prefeitura Municipal e seguiu para o Centro Integrado de Defesa Social (CIDS). O CIDS é um exemplo de inovação tecnológica, integrando monitoramento hidráulico, hidrológico e segurança pública em tempo real. O sistema conecta as forças policiais locais, como Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, promovendo um atendimento unificado e eficiente.
“A criação do CIDS foi uma excelente iniciativa que já gerou grandes resultados e tem sido modelo para outras cidades. O CIDS faz parte das ações que estamos implementando para garantir mais segurança à nossa população. Embora a segurança pública seja uma competência do Estado, a Prefeitura está dando sua contribuição com este importante equipamento, atuando de forma integrada com as forças policiais e demais órgãos de segurança. Além disso, outros investimentos na área de segurança estão a caminho, como a criação da Guarda Municipal, que será armada e devidamente capacitada para proteger o cidadão honesto, bem-intencionado e trabalhador, oferecendo mais tranquilidade e segurança para todos", afirmou o Prefeito Coronel Dimas.
As câmeras de monitoramento têm desempenhado um papel fundamental na segurança pública do município. As imagens captadas já foram utilizadas para flagrar crimes em andamento, identificar suspeitos e auxiliar as forças policiais na resolução de ocorrências.
“O sistema tem sido essencial para a identificação rápida de criminosos e para apoiar as forças policiais em operações estratégicas. Isso demonstra o impacto positivo dos investimentos em tecnologia na segurança pública”, destacou Anderson Silveira, Superintendente de Defesa Civil e Social.
Entre os destaques apresentados durante a visita está o software que monitora as precipitações na bacia do Rio Sapucaí-Mirim desde o Estado de São Paulo até Pouso Alegre. A ferramenta permite prever enchentes com até 72 horas de antecedência, possibilitando ações preventivas nos bairros mais vulneráveis.
Com essas ações, Pouso Alegre se firma como referência nacional em tecnologia aplicada à segurança pública e prevenção ambiental.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.