Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Prefeitura de Pouso Alegre alerta para redobrar os cuidados contra a dengue no período de dias mais quentes


Com a chegada do período de chuvas e temperaturas mais altas, a Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância de redobrar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O calor e as chuvas frequentes criam condições ideais para o acúmulo de água parada, que é o ambiente perfeito para o mosquito depositar seus ovos. Por isso, é fundamental que cada cidadão esteja atento e adote medidas simples, mas eficazes, para evitar a proliferação do mosquito.

Dicas para prevenir focos do Aedes aegypti:
* Elimine qualquer recipiente que possa acumular água, como pneus, latas e garrafas;
* Mantenha caixas d’água e reservatórios sempre bem tampados;
* Limpe calhas e ralos regularmente para evitar entupimentos;
* Coloque areia nos pratinhos das plantas;
* Verifique se lonas e plásticos estão bem esticados para não acumularem água;
* Denuncie terrenos baldios com possíveis focos do mosquito à Prefeitura.

A Prefeitura também alerta sobre os sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores no corpo, cansaço extremo, náusea e manchas na pele. Em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos ou dores abdominais intensas. Ao apresentar qualquer sintoma suspeito, procure imediatamente uma unidade de saúde.

"O período de chuvas é um momento crítico para o aumento dos casos de dengue. Precisamos da colaboração de todos os moradores para eliminar os focos do mosquito e proteger nossa cidade," destacou a  Secretária Municipal de Saúde, Mônica Maria Mendes,.

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as visitas dos agentes de endemias em bairros estratégicos para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, campanhas educativas estão sendo realizadas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.


  • Compartilhe:
  • Por: TEXTO: GAMALIEL BASÍLIO / FOTO: ASCOM/PA

Última modificação em 10/02/2025