Com apoio da Prefeitura de Pouso Alegre, Câmara Municipal e Emater, a Copasa deu início ao projeto Pró-Mananciais, continuidade do Programa Cultivando Água Boa – CAB, que visa a proteção e preservação dos recursos hídricos.
A primeira etapa, que consiste no cercamento de nascentes, começou pelo bairro rural Anhumas. “Já temos 13 propriedades cadastradas. Serão aproximadamente 30 fontes e 13 mil metros de cerca. Na segunda fase do Pró-Mananciais serão plantadas 12 mil mudas de árvores”, conta a gerente distrital da Copasa , Rosangela Krepp.
Segundo o superintendente de planejamento e meio ambiente, Paulo César Figueiredo Pereira, “um dos objetivos da prefeitura, que está contribuindo no cercamento dessas nascentes, é apoiar iniciativas que trazem benefícios ao ecossistema ”, explica.
Para o técnico da Emater, Orlando Borges “nada mais principal que a produção de água e isso só acontece com a proteção das fontes, o que garante volume adequado e qualidade”.
O agricultor e proprietário das terras que recebem o primeiro cercamento, José Donizete Alves, reconhece a relevância da ação. “É muito importante para gente que está aqui e para nossas crianças. Isso um dia será delas também”, diz.
O cercamento das nascentes é fundamental para a conservação dos mananciais. As cercas instaladas evitam a ocorrência de intervenções negativas como o pisoteio de gado, que causa muita erosão e ainda obstrui o afloramento da água. Com o cercamento, a recomposição da mata ciliar acontece de forma natural, propiciando a melhoria da qualidade e da quantidade de água nas microbacias.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.