Prefeitura e Polícia Militar formalizam Termo de Cooperação Técnica: CIDS atua 24 horas para fortalecer a segurança pública
Em um passo decisivo para a segurança pública em Pouso Alegre, a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, formalizou um Termo de Cooperação Técnica que visa integrar as atividades de Segurança Pública, através do Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) e Sistema de Monitoramento Municipal (SIM). Com essa iniciativa, a cidade avança na modernização e eficiência da segurança, reafirmando seu compromisso com a proteção dos cidadãos.
O termo, assinado em 25 de outubro, estabelece o acesso das forças de segurança às câmeras de monitoramento municipal, que são integradas ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). A medida permite o acompanhamento em tempo real de ocorrências, ações e operações policiais, por meio de um software específico disponibilizado pela Prefeitura, otimizando a atuação da Polícia Militar. Além disso, um servidor militar se fará presente à sala do Sistema de Monitoramento Municipal (SIM), garantindo uma comunicação ágil e efetiva entre as equipes.
“Esta parceria com a Polícia Militar é um marco na nossa luta pela segurança da população. O CIDS foi projetado para atuar de forma integrada, e agora, com este Termo, damos um passo importante para potencializar essa ação que já ocorria. A segurança pública é uma prioridade, e estamos empenhados em utilizar todos os recursos disponíveis para garantir um ambiente mais seguro para todos”, afirma o Prefeito Coronel Dimas.
A Prefeitura já havia assinado um termo similar com a Polícia Civil em julho de 2024 e está em processo de formalização com a Polícia Penal. Recentemente, representantes do Departamento de Monitoramento de presos tornozelados da Polícia Penal do Estado de MG estiveram no CIDS, conhecendo as dependências e a tecnologia aplicada no monitoramento. Essas parcerias reforçam a importância da cooperação entre os órgãos de segurança pública, consolidando um compromisso conjunto em prol da sociedade.
Desde a sua inauguração em maio de 2024, o CIDS já se destacou como um centro de inteligência e produção de informações colaborativa, integrando as ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, Polícia Federal e Ministério Público de Minas Gerais além de secretarias municipais. Com aproximadamente 190 câmeras em operação, que incluem tecnologia de reconhecimento de placas ANPR e câmeras com capacidade de zoom de 500 x, que se movimenta em angulação de 360° e presets programados. O sistema é uma verdadeira "muralha eletrônica" que atua em prol da segurança e da agilidade nas intervenções.
Até o final de 2024, o número de câmeras monitoradas deve ultrapassar 200, ampliando ainda mais a capacidade de vigilância e resposta rápida a incidentes. “Estamos constantemente investindo em tecnologia e inovação para garantir que Pouso Alegre se mantenha na vanguarda da segurança pública. A nossa meta é garantir que todos os cidadãos possam viver e trabalhar em um ambiente seguro e protegido. Além dessas medidas, estamos em fase final dos protocolos para divulgação do edital do Concurso Público da Guarda Civil Municipal”, concluiu o Prefeito.
Compartilhe:
31
Out,
2024
Por: Texto: Luana Mendes/ Fotos: Felipe Mota/ Ascom PMPA
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.