Saiba como garantir a vaga do seu filho na rede pública: Inscrições para o Cadastro Escolar 2025

A Prefeitura de Pouso Alegre informa que o período de inscrições para o Cadastro Escolar 2025 já está em andamento e é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos para garantir a vaga de seus filhos na rede pública municipal de ensino.

Novidades para o Ensino Fundamental
As inscrições estão abertas para alunos do Ensino Fundamental, abrangendo do 1º ao 9º ano, que atende crianças de 6 a 14 anos. É obrigatório informar o número do CPF do estudante durante o cadastro. Caso o aluno não possua CPF, é possível realizá-lo gratuitamente no site da Receita Federal ou procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) na Câmara Municipal.

Como realizar o cadastro
Para efetuar o cadastro, basta acessar o site: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/. É importante ter em mãos algumas informações, como nome completo, data de nascimento, endereço e CPF do aluno.

Datas importantes
Os resultados das inscrições serão divulgados no dia 4 de dezembro, e a confirmação da matrícula na rede municipal ocorrerá a partir de 18 de dezembro. Podem se inscrever estudantes que ingressam na rede pública ou que estão mudando de escola.

Renovação de matrícula
Os alunos que já estão frequentando a escola terão sua matrícula renovada automaticamente. Para aqueles que desejam trocar de instituição, é necessário solicitar o cancelamento e realizar uma nova inscrição.

Critérios de encaminhamento
O encaminhamento para a matrícula será baseado em critérios como necessidades especiais, zoneamento, presença de irmãos na escola e menor idade.

Informações adicionais
Para mais orientações, a Resolução SEE nº 5058/2024 está disponível. Em caso de dúvidas, os responsáveis podem consultar a escola ou acessar o site.

Educação infantil
As inscrições para crianças da educação infantil (CEIM’s e Pré-escolas) ocorrerão de forma diferenciada. As novas matrículas estarão abertas de 21 de outubro a 29 de novembro, com divulgação do resultado em 16 de dezembro. A efetivação das matrículas será realizada de 17 a 24 de janeiro de 2025, e haverá uma nova rodada para vagas remanescentes de 3 a 10 de fevereiro de 2025. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação ou nos CEIM’s e Pré-escolas mais próximos.

• Por: Texto: Luana Mendes/ ASCOM

Última modificação em 10/10/2024