Muralha eletrônica: Monitoramento da Prefeitura leva a prisão de homem por tentativa de feminicídio e apreensão de arma de fogo
O Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) da Prefeitura de Pouso Alegre se destacou nas últimas operações de segurança pública, demonstrando a importância da integração entre as forças de segurança.
Um dos exemplos ocorreu no domingo (6), quando policiais militares, em serviço no centro de monitoramento, presenciaram um suspeito armado tentando contra a vida de uma mulher. O CIDS prontamente alertou o Centro de Operações da Policia Militar, resultando na prisão do agressor e na apreensão da arma. Essas ações reafirmam a eficácia do CIDS na prevenção de crimes, especialmente em situações de risco, como o feminicídio.
O CIDS integra e colabora com diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Secretarias Municipais, garantindo um atendimento ágil e eficaz às demandas de segurança pública. Atualmente, o sistema possui mais de 192 câmeras em funcionamento, incluindo câmeras de reconhecimento de placas e equipamentos com alto poder de zoom, que são controlados remotamente pela central de monitoramento.
Dando continuidade ao seu compromisso com a segurança, a Prefeitura de Pouso Alegre está em fase de criação da Guarda Civil Municipal, com foco especial no atendimento às mulheres. Esta nova força contará com uma Patrulha de Atendimento à Mulher em situação de risco e implementará um sistema de botão de pânico, permitindo que mulheres com medidas protetivas acionem a Guarda Municipal diretamente pelo celular. Essa ferramenta será uma importante adição para a segurança das cidadãs e também estará disponível para uso em escolas.
Monitoramento de tudo e todos Na tarde desta segunda-feira (7), o CIDS desempenhou um papel crucial na recuperação de um veículo com queixa de furto/roubo. Graças ao seu avançado sistema de monitoramento, o centro detectou o veículo em trânsito por diversas câmeras espalhadas pela cidade e imediatamente comunicou o fato ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). A ação coordenada resultou na localização e apreensão do veículo, que havia sido furtado no dia 5 de outubro na Rua Dr. Vinicius Meyer.
Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, o CIDS se consolida como um centro de inteligência fundamental para a preservação da ordem pública e melhoria da qualidade de vida em Pouso Alegre. A Prefeitura continua a investir em tecnologias que promovam a segurança e o bem-estar da população.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.