Inovação: Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre é premiada em Minas Gerais

Nos dias 26 e 27 de junho de 2024, o Auditório JK, em Belo Horizonte, foi palco do I Seminário de Boas Práticas, um evento dedicado aos participantes do Projeto Saúde em Rede, projeto que conta com a participação de 851 municípios mineiros. Reunindo profissionais de saúde de diversas cidades, o seminário contou com a participação de Pouso Alegre, que não apenas assistiu às palestras, mas também apresentou seu projeto inovador: "Recurso Lúdico no Processo de Educação em Saúde em Pacientes Portadores de Diabetes: Relato de Experiência".

Pouso Alegre se destacou mais uma vez e conquistou o primeiro lugar no quesito relato de experiência. Profissionais de saúde do Estado de Minas Gerais tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no Centro de Especialidades Maura Célia de Souza Faria, mantido pela Prefeitura de Pouso Alegre. O Centro de Especialidades Maura Célia Souza de Faria faz parte do Programa do Estado Saúde em Rede, que da nossa microrregião tem mais 31 municípios que fazem parte. O centro de Especialidades faz parte da linha de cuidados Hipertensão e Diabetes, sendo referência para esses municípios. Esse programa busca organizar as redes de atenção à saúde para promover melhor serviço para a sociedade.

Sandrinha: A Boneca que revoluciona o cuidado infantil
O projeto premiado foi a boneca Sandrinha que é uma ferramenta educativa utilizada pela equipe do Centro de Especialidades para aproximar as crianças do universo lúdico, facilitando o aprendizado sobre o manejo da diabetes. Este recurso inovador foi criado com o intuito de tornar o autocuidado mais leve e acessível, proporcionando às crianças informações de maneira amigável e interativa.

Atividades lúdicas estreitam vínculos no processo de ensino-aprendizagem
O uso da boneca Sandrinha transcende a educação em saúde, estabelecendo uma ponte entre os profissionais de saúde e os pequenos pacientes. As atividades lúdicas com a boneca criam um ambiente descontraído, estreitando os vínculos afetivos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem.

"A boneca Sandrinha é uma ferramenta valiosa que contribui para humanizar o atendimento e facilitar a compreensão das crianças sobre o cuidado com a diabetes. Através dessa abordagem lúdica, buscamos fortalecer a parceria entre a equipe de saúde e os pacientes mais jovens", destaca a Enfermeira Jéssica Martins, idealizadora do projeto.

• Por: ASCOM/Foto: SMS

Última modificação em 01/07/2024