Prefeitura realiza ações de prevenção de incêndios no entorno do Horto Florestal

A Prefeitura de Pouso Alegre por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Defesa Civil, está realizando a manutenção dos aceiros ao redor da floresta do Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes, popularmente conhecido como Horto Florestal. Esta atividade visa prevenir queimadas e auxiliar na contenção de incêndio.

O Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Renato Garcia, salientou a importância da ação para o bem-estar da população. “Os incêndios florestais representam uma ameaça significativa para a natureza e para a comunidade. A manutenção dos aceiros é essencial para a contenção do fogo, garantindo assim a segurança de nossos munícipes e a preservação do nosso meio ambiente”.

"Também serão realizadas ações preventivas, onde os Agentes de Defesa Civil realizarão Vigilância em Pontos de Observação no entorno da cidade, com objetivo de detectar possíveis focos de incêndio. Essa ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar, tem o objetivo de minimizar ações delitivas de incêndios de natureza criminosa, bem como antecipar respostas em ações pontuais. Ainda solicita o apoio da população em denunciar as queimadas irregulares em lotes, acionando os órgãos competentes para possível notificação e autuação dos responsáveis", pontuou o Superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Soares Silveira.

Em todo tipo de incêndio, milhares de espécies animais e vegetais são perdidas, o que afeta diretamente o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida de todos nós. Infelizmente alguns incêndios são provocados, e não são acidentais, por isso a Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie crimes ambientais para:

Defesa Civil de Pouso Alegre - 3449-4317 e 199
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Polícia Militar do Meio Ambiente - 3429-6300
17ª Regional de Defesa Civil (REDEC) - 3429-6700.

• Por: Texto: Rafael Brandão/Foto: Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente

Última modificação em 27/06/2024