Prefeitura irá promove 1ª Feira de Matemática para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria de Educação, está comprometida em oferecer um ensino de qualidade cada vez maior para todos os alunos da Rede Municipal. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e preparar os estudantes para um futuro promissor, a Secretaria de Educação está introduzindo metodologias de ensino inovadoras, dinâmicas e até lúdicas. Esse esforço visa tornar o aprendizado mais atraente e acessível, especialmente em áreas que são tradicionalmente vistas como desafiadoras, como a matemática.

Reconhecendo a percepção equivocada de que a matemática é uma disciplina difícil e acessível apenas para poucos, a Prefeitura está intensificando suas ações para desmistificar essa visão. Entre as iniciativas, destacam-se os simulados e oficinas de matemática, que têm o objetivo de identificar as dificuldades dos alunos e despertar seu interesse pela  componente circular.
Os professores receberam formação, encontros periódicos, troca de experiências entre docentes para o desenvolvimento de novas práticas para o dia a dia.

Um evento inovador

Como parte desses esforços, a Secretaria de Educação realizará a 1ª Feira de Matemática em agosto. O principal objetivo do evento é incentivar o interesse dos alunos pela matemática. A feira pretende mostrar como os conceitos matemáticos têm aplicações práticas no cotidiano, na ciência, na tecnologia e em diversas outras áreas, inspirando os alunos a considerarem carreiras promissoras no futuro.
A proposta tem como objetivo promover a colaboração entre alunos, familiares, profissionais da educação, a comunidade e fortalecer as habilidades de comunicação dos alunos por meio de exposições.

A primeira fase da Feira está sendo realizada em todas as Escolas Municipais durante esse mês de junho selecionando os projetos em destaque do 1º ao 9º ano – Ensino Fundamental.

A fase final será no dia 10 de agosto, na Escola Municipal Drº Ângelo Cônsoli, no endereço Rua Álvaro Leite, nº 20 Bairro Fátima, de 8h às 12h30.

Durante o evento, serão realizadas diversas oficinas, como "Xadrez – A Matemática em Movimento", "A Matemática na Música", "Arte na Matemática – Oficina de Dobraduras", e "Desafio – Matplus".

Entre visitantes, expositores e família espera-se a participação de aproximadamente 1500 pessoas. Haverá premiação para os projetos que se destacarem.

A 1ª Feira de Matemática de Pouso Alegre promete ser um marco na educação municipal, promovendo o aprendizado dinâmico e valorizando o potencial de cada aluno através de práticas educacionais inspiradoras e marcantes.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Divulgação

Última modificação em 14/06/2024