+ Acuidade visual: Prefeitura promove 100 consultas oftalmológicas em Escola Municipal nesta terça-feira (04)

Nesta terça-feira (04), a Prefeitura, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, realizou cerca de 100 consultas oftalmológicas para alunos da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia, também conhecida como CAIC São João.

Essa colaboração entre as secretarias promove mutirões de consultas oftalmológicas nas escolas públicas da cidade, buscando cuidar da visão dos alunos para melhorar seu desempenho, tanto nas atividades escolares quanto as realizadas fora do ambiente escolar.

O Prefeito Coronel Dimas salienta que “uma educação de qualidade é composta por diversos fatores, entre eles, está a acuidade visual dos nossos alunos, que reflete diretamente em sua aprendizagem e também em sua autoestima. Por isso, levamos essa ação para as escolas municipais, onde um profissional adequado vem avaliar, examinar e detectar se aquele aluno possui alguma necessidade especial para que possa ser tratada.”

Durante a realização dos exames, os profissionais da área observam a necessidade de cada criança, às vezes grande parte dos alunos realmente necessita de óculos, enquanto outros apresentam patologias mais sérias e alguns não necessitam. Frequentemente, os pais ou responsáveis acreditam que a criança é apenas desatenta ou desastrada, quando, na verdade, ela precisa de ajuda para enxergar melhor.

“É um dia muito importante para a comunidade do CAIC São João, porque esta parceria das Secretarias de Educação e Saúde só vem beneficiar os nossos alunos. Nossos alunos muitas vezes não possuem condições de fazer um exame oftalmológico, e hoje essa oportunidade está aqui. Dentro da sala de aula, nós percebemos, muitas vezes, que a dificuldade de leitura dos nossos alunos, vem da dificuldade de enxergar claramente, então ações como essas são necessárias e sempre bem-vindas”, enfatiza a Diretora da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia, Rosana Águeda Lopes.

A orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Patriota, explica que “os pais que desejam que o filho passe pela consulta, basta procurar a direção da escola para colocar o nome dele na listagem. Gradativamente, vamos atendendo as escolas para que possamos fazer a correção e aprimorar a acuidade visual na aprendizagem dos nossos alunos”.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Tales Souza

Última modificação em 04/06/2024