Semana do Meio Ambiente: Restaurando ecossistemas e conectando pessoas à natureza

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, realizará a Semana do Meio Ambiente de 03 a 09 de junho, com o tema "Restaurando Ecossistemas e Conectando Pessoas ao Meio Ambiente".

Esta semana é uma oportunidade fundamental para fortalecer a conscientização ambiental e promover ações práticas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a população local. Estas iniciativas ajudam a melhorar a qualidade do ar, combater a erosão do solo e garantir a manutenção da biodiversidade local.

Confira a programação:

Segunda-feira (03)

08h: Palestra na Escola Municipal Maria Barbosa com a educadora ambiental Ana Carla Arantes sobre "O Meio Ambiente em Cada um de Nós", incluindo doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Mutirão de Lixo Eletrônico na escola, com participação da empresa RV Lixo Eletrônico, demonstrando a poluição por metais pesados.

08h - Recepção de alunos no Horto Florestal com a Bióloga Nívia Milagres

19h: Formatura do Programa de Educação Ambiental (PROGEA) da 5ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente.
Local: Praça João Pinheiro – Centro.

Terça-feira (04)
08h: Palestra na Escola Municipal Josefa Torres com a educadora ambiental Ana Carla Arantes sobre "O Meio Ambiente em Cada um de Nós", incluindo doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Mutirão de Lixo Eletrônico na escola, com participação da empresa RV Lixo Eletrônico.

8h - Recepção de alunos no Horto Florestal com a bióloga Nívia Milagres

Quarta-feira (05)
09h: Revitalização da Mina do São João com participação de alunos da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia. Atividades incluem afixação de placas de educação ambiental, plantio de árvores, limpeza e colocação de lixeiras, além de doação de mudas e coleta de lixo eletrônico.
Local: Mina do São João.
11h: Plantio simbólico pela BRZ, onde a empresa plantará uma muda para cada unidade entregue no município.

15h: Plantio simbólico do Programa Refloresta P.A., marcando o compromisso do município com a preservação ambiental através do plantio de 9.000 mudas, conforme estabelecido no Edital nº 01/2024 do programa Refloresta P.A.

Quinta-feira (06)
Das 09h às 12h: Doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na Praça Senador José Bento, com apoio de alunos da Escola Municipal Josefa Torres.
Das 09h às 12h: Mutirão de Lixo Eletrônico, com apoio da RV Lixo Eletrônico.
Local: Praça Senador José Bento.

09h: Passeata ambiental dos alunos do PROGEA da Escola Estadual Joaquim Queiroz até a Praça Senador José Bento.

Sexta-feira (07)
07:30: Visita ao Aterro Sanitário e à empresa de compostagem X3 Ambiental com uma turma do nono ano da Escola Municipal Dom Otávio, incluindo doação de mudas aos alunos. A Polícia Militar de Meio Ambiente também participará.

Sábado (08)
Das 09h às 12h: Ação conjunta com o Grupo de Escoteiros Ludovico Pavoni no Horto Florestal, incluindo plantio de mudas e palestra sobre “Meio Ambiente em Pouso Alegre - Qual Nosso Papel de Cidadão” com a educadora ambiental Ana Carla Arantes. O biólogo Alyson Vieira oferecerá orientações sobre manejo e prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Haverá um stand da Polícia Militar de Meio Ambiente.

A participação ativa da comunidade, incluindo alunos, empresas e grupos como os Escoteiros Ludovico Pavoni, fortalece o senso de responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente. Ações comunitárias promovem a coesão social e o trabalho em equipe em prol de objetivos comuns.

Mutirão de Lixo eletrônicos
Aproveite a Semana do Meio Ambiente e descarte corretamente os lixos eletrônicos! Confira o que pode e não pode ser entregue no mutirão de descarte destes produtos:

É aceito computadores, notebook, monitores, teclados, mouses, nobreaks, scanners, celulares e baterias, TV’s (exceto tubo), eletroportáteis, eletrodomésticos, pilhas, baterias veiculares, chuveiros, panelas velhas e tubo de spray aerosol.
Não é aceito monitores de tudo, tonner de cartucho de impressora e lâmpadas Fluorescentes.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Divulgação

Última modificação em 03/06/2024