Escola de Pais: Transformando vidas e fortalecendo laços em Pouso Alegre

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a criação da Escola de Pais, uma iniciativa voltada aos pais e responsáveis  dos alunos da Educação Especial, com o objetivo de discutir e abordar temas cruciais para a vida familiar e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O projeto promete ser uma oportunidade valiosa para o diálogo e para a troca de experiências sobre assuntos de grande relevância, como inclusão, respeito, equidade, combate ao preconceito e discriminação, acessibilidade, violência doméstica, gravidez na adolescência, amamentação, importância do diálogo familiar, cuidados infantis e adolescentes, convivência e relacionamento, competências socioemocionais, comportamentos autodestrutivos e saúde mental.

Segundo a Secretária de Educação, Professora Suelene Marcondes, "o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar é um componente importante para o sucesso do processo de ensino aprendizagem e para a garantia da qualidade de vida da criança e do adolescente, assegurando a sua saúde, lazer e segurança em casa e na escola".

O Prefeito Coronel Dimas, presente na reunião de lançamento do projeto, realizada na última segunda-feira (27), ressaltou a importância da colaboração entre a família e a escola. "O ambiente escolar tem, sem dúvida, uma função importantíssima, enquanto instituição educativa. Porém, sem o envolvimento da família na vida do aluno e nas atividades da escola, tal função perde sua força. Por isso, é necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança e do adolescente em todo o seu processo de aprendizagem, participando das ações promovidas na escola e atuando ativamente na educação escolar, garantindo o mínimo necessário para seu desenvolvimento", destacou o prefeito.

A Escola de Pais realizará encontros mensais, organizados para grupos de pais de alunos de todas as idades, público da educação especial. Cada grupo discutirá cinco temas, um por encontro, com duração de uma a duas horas. As reuniões ocorrerão das 18h às 20h, em diferentes unidades escolares, visando facilitar o acesso do maior número possível de pais e responsáveis.

• Por: Texto: Luana Mendes

Última modificação em 29/05/2024