Saúde Mental em foco: Prefeitura realiza importante Fórum Intersetorial
Nesta terça-feira (21), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o VI Fórum Intersetorial de Saúde Mental. Este importante evento, foi realizado na Câmara Municipal das 8h às 12h e teve como objetivo discutir o cuidado em saúde mental no território local.
Com o tema "As internações psiquiátricas e o lugar do cuidado do CAPS", o fórum reuniu especialistas da área, promovendo debates enriquecedores e apresentações culturais. Estas atividades destacaram o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a importância das internações psiquiátricas na nossa comunidade.
A Secretária Municipal de Saúde, Rosaly Esther, destacou a evolução no tratamento de pessoas com sofrimento mental, afirmando que "durante muito tempo, essas pessoas eram consideradas loucas, alienadas, muitas vezes abandonadas nas ruas ou em manicômios, e frequentemente vítimas de abusos. Após anos de luta antimanicomial e conscientização sobre a importância da saúde mental, hoje temos centros de atenção psicossocial e diversos outros equipamentos com equipes multidisciplinares humanizadas, cuidando de cada paciente de forma digna, ajudando-os a se reintegrar na sociedade e a se redescobrir, oferecendo ferramentas para que possam enfrentar suas questões com o apoio necessário."
O Fórum também contou com apresentações de usuários dos CAPS da região, proporcionando visibilidade aos seus talentos e hobbies, que contribuem para a melhora mental deles. Além disso, trabalhos artísticos produzidos pelos usuários dos CAPS de Pouso Alegre foram expostos, demonstrando como essas atividades auxiliam no tratamento.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pilares essenciais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), oferecendo tratamento, cuidado e apoio a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como àquelas com problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas. Esses centros, de natureza aberta e comunitária, garantem um cuidado integral e acolhedor, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.
Com uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar, os CAPS asseguram atividades coletivas e individuais que atendem às necessidades específicas de cada pessoa. Além disso, promovem estratégias de inclusão e reabilitação, com destaque para o papel do Centro de Convivência Vida e Arte e a disponibilidade de leitos para internação no Hospital Samuel Libânio, ambos fundamentais para o cuidado em saúde mental na região.
A participação de todos no VI Fórum Intersetorial de Saúde Mental reforça nosso compromisso com a saúde mental da comunidade, promovendo um ambiente de cuidado e respeito para todos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.