Vacinação contra a gripe ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade
A partir de agora, toda a população com idade superior a seis meses está autorizada a receber a vacina contra a gripe, disponibilizada na rede pública de saúde. Essa medida visa proteger a comunidade contra os principais vírus influenza presentes no Brasil, incluindo o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
No entanto, é importante ressaltar que a imunização completa só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, destacando-se a importância de se vacinar o quanto antes para evitar casos graves. Destaca-se também que crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.
Em Pouso Alegre, a meta é imunizar 60.209 pessoas do público-alvo, que inclui gestantes, puérperas, idosos e crianças. Até o momento, já foram imunizados 39,52% desse público, um avanço significativo na proteção da população contra a gripe.
Sintomas da gripe
Além da vacinação, é fundamental estar atento aos sintomas da gripe, que incluem febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Para prevenir a doença e suas complicações, o Ministério da Saúde recomenda:
Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, especialmente antes de consumir alimentos; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença; Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; Usar máscara em casos de sintomas de gripe.
Serviços Para se vacinar contra a influenza, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o Centro de Vacinação das 7h30 às 19h. Clique aqui para conferir os contatos telefônicos das Unidades de Saúde.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.