Caminhando pela mudança: abertura do Maio Amarelo é realizada hoje (02)

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, realizou a abertura da 9º edição da campanha “Maio Amarelo” - um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito - nesta quinta-feira (02) às 9h na Praça Senador José Bento.

Durante a ação foi realizada uma caminhada na Avenida Dr. Lisboa, uma importante via da cidade, até a Praça Senador José Bento. Além de todas as pastas da Prefeitura, estiveram presentes a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Delegacia de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Arteris, Grupo Celinho, Associação das Autoescolas, SEST SENAT, EPR Sul de Minas e escolas municipais, estaduais, privadas e filantrópicas.

O Prefeito Coronel Dimas ressalta que “é fundamental compreender que nossa conduta ao caminhar pelas ruas, quer seja como pedestres ou condutores, desempenha um papel vital na prevenção de acidentes no trânsito. Cada indivíduo tem um papel significativo nesse contexto, especialmente nós, adultos, que devemos servir de exemplos para as crianças, orientando-as sobre comportamentos seguros que serão essenciais no futuro. E crianças, mesmo com pequenas ações, vocês podem contribuir para a conscientização, dentro de seus lares. Se perceberem que o papai ou qualquer outra pessoa está agindo de maneira imprudente no trânsito, sintam-se encorajados a chamar atenção, pois a construção da paz no trânsito é uma responsabilidade que recai sobre cada um de nós.”

O propósito é envolver toda a comunidade na reflexão sobre a importância da paz e segurança no trânsito, prevenindo acidentes ao seguir as normas e evitando infrações, por menores que possam parecer.

O Maio Amarelo incentiva a conscientização sobre as atitudes no trânsito, seja caminhando, pedalando, dirigindo ou utilizando o transporte público, sempre considerando a própria vida e a dos outros.

Apesar de haver ações educativas durante todo o ano, o mês de maio é dedicado a intensificar essa temática, com blitzes educativas, conscientização nos semáforos, palestras e outras atividades.

Dados

De 2022 para 2023, observamos uma significativa melhoria nos índices de segurança no trânsito de competência do município.
Enquanto em 2022 registramos 13 fatalidades e 106 vítimas em estado grave, no ano seguinte esses números diminuíram para 9 mortes e 68 vítimas em estado grave.

Essa redução expressiva pode ser atribuída a uma série de medidas implementadas, incluindo melhorias na sinalização viária, o aumento da fiscalização por parte dos agentes de trânsito e a instalação de radares em locais estratégicos.
Além disso, destacamos a importância das ações conjuntas de fiscalização e educação no trânsito, realizadas em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, que contribuíram significativamente para a conscientização dos condutores e para a promoção de um tráfego mais seguro em nossa cidade.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Tales Souza e Felipe Motta

Última modificação em 02/05/2024