Prato cheio de aprendizado: melhorias da merenda contribuem para o desempenho escolar

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está empenhada em proporcionar aos nossos alunos não apenas um ambiente escolar e ensino adequado, mas também uma alimentação de qualidade que contribua para o seu desenvolvimento integral.

O Prefeito Coronel Dimas ressalta que, “acreditamos que cada criança é o futuro, e é por isso que investimos tanto no cuidado com a merenda escolar, com o ensino e buscamos melhorar cada vez mais a estrutura das unidades, principalmente no período de recesso escolar, aproveitando que os alunos estão de férias. Vamos continuar investindo para possibilitar um futuro promissor para nossos queridos alunos!”

Nesta quarta-feira (10), a Secretária de Educação, Suelene Marcondes, junto a sua equipe, visitou a Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia, conhecida como CAIC do São João. O propósito dessa visita foi avaliar a refeição escolar, garantindo sua qualidade, quantidade e tempo disponível para os alunos se alimentarem, e aproveitar dialogar e se conectar mais com os estudantes, buscando conhecer suas opiniões sobre diversos assuntos.

Nesse dia, os alunos puderam desfrutar de uma feijoada, um prato típico e saboroso que muitos talvez não tenham a oportunidade de experimentar fora do ambiente escolar. Esta visita faz parte de uma série de avaliações que serão realizadas em várias escolas, com o objetivo de garantir que todos os aspectos da educação municipal estejam em ordem, reforçando nosso compromisso com a qualidade do ensino, o respeito aos alunos e aos profissionais da educação, e identificando áreas que possam ser aprimoradas.

“Uma alimentação saudável, balanceada e adequada à idade de cada aluno é essencial para sua saúde e bem-estar, além de contribuir para sua concentração e desempenho escolar. Sabemos que uma boa alimentação não se resume apenas a aspectos biológicos, mas também influencia aspectos sociais, psicológicos e econômicos. Por isso, é fundamental promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância, que muitas vezes persistem na vida adulta”, enfatiza a Secretária de Educação, Suelene Marcondes.

A merenda escolar conta com uma variedade de produtos cultivados pelos agricultores locais, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico da região, mas também garantindo alimentos frescos e de alta qualidade para os estudantes. Antes da distribuição para as escolas da Rede de Ensino Municipal, todos os produtos são, assim com as carnes fornecidas (inspecionadas também pela Vigilância Sanitária) minuciosamente inspecionados pela esquipe educacional, assegurando que nossos alunos recebam uma nutrição de excelência e segurança alimentar.

Os alimentos, materiais escolares e itens de higiene/limpeza são distribuídos para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino e escolas filantrópicas de Pouso Alegre, totalizando mais de 40 instituições. Essa distribuição é realizada de forma coordenada, com controle de estoque e entrega nas datas programadas.

Uma das nutricionistas escolares, Carolina Araújo destaca que “Cada tipo de cardápio é meticulosamente elaborado, levando em consideração a quantidade adequada para cada faixa etária e a forma como os alimentos serão consumidos. O cálculo preciso de cada cardápio é fundamental, principalmente para o CEIM, já que os alunos estão em fase de desenvolvimento. Portanto, é essencial garantir que a alimentação seja balanceada, diversificada e adequada para atender às necessidades individuais de cada aluno, contribuindo para o seu desempenho escolar e desenvolvimento geral.”

Estamos comprometidos em oferecer uma educação de excelência, que não apenas prepare nossos alunos para o futuro, mas também os nutra e os apoie em seu crescimento pessoal e acadêmico.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Felipe Motta

Última modificação em 24/04/2024