Celebrando a diversidade: capacitação e conscientização no 1º Seminário Pouso Alegre TEA-DMIRA

Nesta segunda-feira (22) foi realizado o 1º Seminário Pouso Alegre TEA-DMIRA, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretarias de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Políticas Sociais, visando conscientizar toda a comunidade e capacitar os profissionais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento visa ampliar o conhecimento sobre o autismo, abordando suas necessidades, direitos e os serviços disponíveis para essa comunidade, incentivando a vivência em harmonia da comunidade com as pessoas diagnosticadas com autismo, buscando demonstrar que apesar dos diversos espectros e diferenciais, eles conquistam cada vez mais, e com ajuda de todos e respeito aos limites de cada indivíduo, todos podemos continuar em constante evolução.

"Cada indivíduo contribui de maneira única para o nosso mundo. Os autistas brilham de forma extraordinária, e é nossa responsabilidade assegurar oportunidades iguais e criar espaços inclusivos. Este seminário é uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento e promover a conscientização", enfatiza o Prefeito Coronel Dimas.

O autismo é um transtorno complexo que se manifesta de diversas formas, afetando o desenvolvimento, a comunicação e a interação social. Reconhecemos a singularidade de cada pessoa no espectro autista e buscamos celebrar sua diversidade, garantindo oportunidades justas e promovendo a inclusão.

O evento contou com a presença das equipes de saúde, educação e políticas sociais, além de familiares de autistas, representantes de todas as unidades escolares municipais e representantes de intuições como Filippo Smaldone, APPAE, ADRA e outros, reforçando dessa forma, a importante luta para inclusão, respeito e valorização de cada pessoa que possui Transtorno de Espectro Autista ou outra neuro divergência como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“Meu filho tem 16 anos e foi diagnosticado tardiamente, há apenas um ano e meio. Isso significa que convivo com um autista há 16 anos, mas só recentemente eu sei o que é ser um autista. Vivi na Alemanha por um tempo e agora estou em Ouro Fino, onde estamos movimentando para criar uma ONG para pessoas com TEA na cidade. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico e aceitamos o laudo, quanto mais cedo começamos com os tratamentos adequados, o desenvolvimento acontece com mais facilidade. Peço que a sociedade tenha menos preconceitos. Então esse seminário, essas palestras são importantes, para levar informações para que a sociedade tenha mais clareza sobre o que é o autista, sem invalidar o indivíduo e suas famílias, além de aprender a lidar melhor com quem possui TEA”, destaca a engenheira de mecatrônica e mãe de autista, Anália Volk.

O seminário promoveu diversas informações de grande valia para disseminar informações essenciais e claras sobre o autismo, desmistificando estereótipos, permitindo que todos entendam o que é ser autista. Foi uma forma de reconhecer e valorizar não apenas o indivíduo, mas também suas famílias, os profissionais que atuam nessas áreas e aprender a interagir e apoiar de maneira mais eficaz as pessoas com autismo.

“Levar essa compreensão para a sociedade, mostrar o quanto a atual gestão está empenhada em ampliar os atendimentos, em sempre buscar possuir os melhores materiais para auxiliar na evolução dos que possuem TEA, e principalmente, que estamos humanizando cada vez mais nossos serviços é de extrema importância para a comunidade. Hoje é um dia muito importante para as secretarias participantes, esse é o primeiro seminário de muitos que virão. Vamos sempre capacitar nossos profissionais sobre esse tema", destaca a Secretária de Saúde, Rosaly Esther.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Fotos: Tales Souza

Última modificação em 23/04/2024