Pronto Atendimento São Geraldo: conheça seu Impacto no bem-estar da comunidade

O Pronto Atendimento localizado no bairro São Geraldo, é uma das unidas que desempenha um papel crucial na Rede de Atenção às Urgências de Pouso Alegre, oferecendo serviços essenciais à população local. Operando das 7h às 22h, de domingo a domingo, possuindo como objetivo fornecer assistência rápida e eficiente, priorizando casos graves e intermediários.

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados cerca de 10.886 atendimentos, evidenciando um aumento significativo (+ 425 atendimentos realizados) em comparação com o mesmo período do ano anterior (1º trimestre de 2023 – 10.461). Esse crescimento reflete nosso contínuo compromisso com a melhoria dos serviços e o bem-estar da população. São cerca de 300 atendimentos realizados por dia nesta unidade de Pronto Atendimento.

Serviços
Os serviços prestados abrangem toda a comunidade, com atenção especial aos moradores do bairro São Geraldo e áreas próximas. São oferecidos atendimentos para casos de gravidade intermediária, incluindo febre prolongada, cólicas, problemas respiratórios, dores abdominais e dores crônicas. A equipe multidisciplinar, composta por profissionais da saúde dedicados (técnicos em enfermagem, enfermeiros, clínicos gerais, pediatra, auxiliares de limpeza, auxiliares administrativos e seguranças), trabalha incansavelmente para garantir o melhor cuidado aos pacientes. Também são realizados teste de covid-19 e dengue na unidade.
Ressaltamos a importância da atenção primária (ESF/PSF) para situações simples, otimizando os recursos disponíveis. No entanto, enfatizamos que o Pronto Atendimento São Geraldo está sempre disponível para atender às necessidades emergenciais da populaçã.
Contamos com a colaboração de todos para continuar aprimorando nossos serviços e contribuindo para o bem-estar de nossa comunidade.

Melhorias na unidade
Recentemente, a unidade passou por melhorias na infraestrutura, incluindo revitalização do espaço e nova pintura, com outras atualizações que estão em andamento. Além disso, será implantado um sistema informatizado para agilizar o processo de triagem, recepção e atendimento médico, no qual o paciente será chamado no televisor, visando aprimorar a eficácia e a rapidez do serviço, assim como será feito no Pronto Atendimento São João.

A Prefeitura está estudando diversas melhorias para que possa, gradativamente, executar em cada unidade de saúde, para que a estrutura para pacientes e profissionais da saúde seja cada vez melhor.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Tales Souza

Última modificação em 23/04/2024