Celebrando o Dia Nacional do Livro Infantil: Uma Homenagem à Literatura Brasileira

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data que celebra o legado de Monteiro Lobato como escritor e destaca a importância da literatura infantil brasileira. Este dia não apenas faz homenagem ao renomado autor, mas também reconhece a relevância das histórias que cativam e educam nossas crianças de forma lúdica.

O evento do Dia do Livro ofereceu atividades para todas as idades, como contação de histórias, danças, brincadeiras folclóricas, apresentações musicais e teatrais. Além disso, o Ônibus Literário esteve presente, proporcionando uma imersão única na magia dos livros. A praça João Pinheiro foi o cenário dessa notável iniciativa educacional.

O Prefeito Cel Dimas expressou,"Estamos gratos por unir escolas em uma celebração marcante, que não só promove a leitura, mas também fortalece o senso de comunidade e ressalta o valor da literatura nacional. Esta foi uma oportunidade singular de enaltecer histórias que encantam e educam nossas crianças, incentivando o amor pela leitura desde a infância.”

A literatura desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais das crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contar histórias não apenas contribui para a aquisição de conhecimento, mas também estimula a imaginação, a autoestima e a percepção do mundo ao redor. A experiência de ouvir histórias também auxilia no desenvolvimento da oralidade, aspecto fundamental na aprendizagem infantil.

Alguns dos objetivos do evento incluíram:

- Reconhecer e valorizar a importância da literatura brasileira;
- Promover a leitura como parte essencial da rotina escolar, incentivando a cultura literária;
- Integrar diferentes unidades escolares em uma celebração conjunta;
- Sensibilizar a comunidade sobre a relevância da literatura nacional;
- Arrecadar livros literários para enriquecer os acervos das escolas.

A Secretária de Educação, Suelene Marcondes, ressaltou a importância do evento, ‘’É um dia muito significativo para nossas escolas, pois marca o aniversário de Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro a se dedicar à literatura infantil. Convidamos não apenas as escolas municipais, mas também as estaduais e privadas. No próximo ano, planejamos expandir o evento, estimulando a leitura, o raciocínio, a escrita e a perspectiva, elementos fundamentais para a formação de nossas crianças."

Os alunos e professores do Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM) e outras escolas se apresentaram durante o evento. Além disso, profissionais da educação contaram incríveis histórias, como "O dia em que o dragão tentou comer a Lua", da autora pouso-alegrense Ana Beraldo, e "A menina da cabeça quadrada", da autora Bruna Assis, que incentiva as crianças da era digital a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais, ressaltando a importância de ouvir as histórias extraordinárias contadas ao redor do mundo.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Tales Souza

Última modificação em 18/04/2024