Horta nas escolas: projeto que visa sustentabilidade desde infância é inaugurado em mais uma Unidade Escolar
Nesta quarta-feira (06), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a “Hortaria” na Escola Municipal Professora Maria Barbosa, localizada na área rural da cidade, na Estrada do Algodão. A iniciativa visa promover a alimentação saudável, a educação ambiental, o contato com a natureza e diversos outros benefícios aos alunos por meio do cultivo de uma horta.
O Prefeito Cel Dimas destaca que "trabalhar com a horta na escola é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento dos alunos, estimulando habilidades importantes como trabalho em equipe e responsabilidade. Esta atividade não apenas envolve os alunos na construção e cuidado da horta, mas também tem impacto além da escola, influenciando positivamente suas famílias para adotarem uma alimentação mais saudável. Assim, a horta na escola não só promove aprendizado prático, mas também conscientização sobre alimentação saudável tanto dentro quanto fora da sala de aula."
O trabalho realizado pela Secretaria de Educação tem sido bem recebido pelos alunos e profissionais envolvidos. Eles estão engajados no plantio de verduras e hortaliças, que também são utilizadas no almoço escolar. Atualmente, mais de 20 unidades escolares participam do projeto, e gradualmente será expandido para outras escolas municipais.
“O projeto do ensino integral da nossa escola tem a horta como nosso objetivo principal, nossas crianças estão acostumadas com o plantio e colheita e as nossas crianças que ainda não estão acostumadas com plantações ficam maravilhas com essas ações. Nossos alunos plantam e colhem. temos a plantação de alface, couve e limão, que utilizamos na merenda escolar e ainda vamos plantar mais itens, como bucha e outras”, explica a Coordenadora do Ensino Integrado da Escola Municipal Professora Maria Barbosa, Sandra Cardoso.
Durante a inauguração, os alunos plantaram girassóis em uma área destinada à floricultura, além de mudas de capim-limão e outras verduras e hortaliças na horta. Além disso, os profissionais da educação dessa unidade prepararam um café especial para os alunos, utilizando itens que serão cultivados por eles, como suco e bolo de capim-limão.
O projeto de hortas nas escolas conta com a parceria do Instituto Melhores Dias, que também realiza doações de mudas para apoiar a iniciativa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.