Prefeitura reforça alerta: Cuidados cruciais para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um apelo à comunidade para a adoção de medidas preventivas a fim de conter a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika Vírus. Apesar dos esforços empreendidos pelas equipes de saúde, observou-se um aumento nos casos de Chikungunya no município.
A administração municipal reitera seu compromisso em adotar ações proativas para combater a disseminação dessas doenças, incluindo conscientização em visitas nos bairros, campanhas de limpeza e notificações aos proprietários de lotes sujos. No entanto, destaca que a colaboração da população é essencial para o sucesso dessas iniciativas.
A colaboração de cada cidadão é vital para o sucesso dessas ações preventivas. Juntos, podemos combater a Chikungunya, Dengue e Zika Vírus, preservando a saúde de nossa comunidade. Até o dia 15 de dezembro de 2023, Pouso Alegre registrou 914 notificações de Dengue, com 186 casos confirmados, e 20 casos notificados de Chikungunya, dos quais 18 foram confirmados. Não há registros de Zika Vírus até o momento. Além disso, as maiores partes dos casos são frutos de contaminação domiciliar, ou seja, o cuidado para não se ter foco do mosquito no quintal é fundamental.
Práticas simples, porém eficazes:
Cuidado com Pratinhos de Plantas: Evite o acúmulo de água nos pratinhos de plantas. Lave-os com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
Higiene de utensílios: Lave utensílios usados para armazenar água (jarras, garrafas, potes, baldes) com escova e sabão. Realize essa limpeza semanalmente.
Descarte Adequado de Garrafas: Embale para recolhimento as garrafas pet e de vidro vazias que não serão utilizadas. Guarde as garrafas de vidro não descartadas de boca para baixo ou em local coberto.
Vasos de Plantas Aquáticas: Troque a água dos vasos de plantas aquáticas semanalmente. Lave-os por dentro com escova, água e sabão.
Eliminação de Objetos que Acumulam Água: Descarte no lixo objetos que possam acumular água, como embalagens, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
Limpeza de Calhas: Remova folhas e detritos que possam impedir o escoamento da água pelas calhas.
Cuidados com a Água Armazenada: Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampas adequadas. Lave semanalmente, por dentro, com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
Manuseio do Lixo: Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não descarte em terrenos baldios.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.