Xadrez na Educação Integral: Promovendo Habilidades de Vida

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizará um evento de xadrez neste sábado (25), das 8h às 11h30, na Quadra do CEIM Maria Grafira (antigo CNEC). Este esporte é um instrumento de consciência, pois é interativo e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente de suas diferenças.

O xadrez é um dos jogos mais antigos e importantes da humanidade, representando uma situação de guerra de forma lúdica, além de exigir concentração e tomada de decisões constantes. No âmbito do "Projeto Xadrez: uma Ferramenta Pedagógica", os alunos podem desenvolver atividades cognitivas como atenção, criatividade, memória, raciocínio lógico, planejamento, autonomia e inteligência emocional, além de contribuir para a formação do caráter, desenvolvimento do autocontrole psicofísico e preparação adequada para o futuro dos alunos.

Do ponto de vista pedagógico, é inegável que o jogo auxilia no desenvolvimento e desempenho escolar, já que o raciocínio é fundamental para jogadas bem definidas durante uma partida. A proposta de inserir o xadrez no ensino integral visa preparar os alunos para tomarem decisões importantes com autonomia, raciocínio rápido e confiança.

Os jogos serão destinados aos estudantes da Educação Integral, abrangendo cerca de 1.500 alunos de 13 unidades escolares da Rede Municipal. Os torneios contarão com a participação dos alunos selecionados dos campeonatos internos.

"É fundamental explorarmos atividades físicas e intelectuais que sirvam de suporte para o desenvolvimento educacional dos nossos alunos, proporcionando benefícios, além da experiência escolar. O xadrez é um esporte que enriquece a aprendizagem e o nível cultural de um indivíduo. Nosso objetivo é sempre realizar esse trabalho com carinho e muita responsabilidade, proporcionando aos alunos ferramentas para que se tornem gestores de suas próprias vidas no futuro, alcançando seus sonhos e uma vida de qualidade", enfatiza a Secretária de Educação, Suelene Marcondes.

• Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Divulgação

Última modificação em 21/11/2023