Cultura: Editais da Lei Paulo Gustavo em Pouso Alegre recebem 196 inscrições
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Cultura, encerrou o período de inscrições dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo no último dia 13/11, totalizando 196 propostas inscritas.
É a maior participação em editais municipais da história do município, superando a Lei Aldir Blanc, que recebeu 193 inscrições nos editais lançados entre 2020 e 2021.
Foram 113 propostas recebidas de audiovisual, sendo 102 de apoio a produção de obras audiovisuais, 8 de apoio a salas de cinema e à realização de ação de Cinema Itinerante ou Cinema de Rua, e 3 de apoio a cineclubes, mostras e festivais, à realização de ações de formação audiovisual e à pesquisa sobre o setor. Outras 78 propostas recebidas objetivaram bolsas culturais de todas as demais áreas culturais, para criação, formação, pesquisa, reflexão, residência, intercâmbio, preservação de acervos e memória. Ao edital de manutenção de espaços culturais, foram inscritas 5 propostas.
Para o departamento de projetos culturais, o apoio da comunidade cultural garantiu maior acesso dos interessados aos editais. “O mérito é da participação popular junto à Superintendência de Cultura. Formamos uma Comissão Executiva com conselheiros de cultura e voluntários que trabalharam na realização de três eventos de consulta pública para tirar dúvidas e acolher sugestões dos agentes culturais do centro e bairros periféricos, como São João e Cidade Vergani. Já na fase das inscrições, tivemos o apoio do Instituto EmpoderaMinas, que fez um plantão de dúvidas 24 horas atendendo dezenas de pessoas dando orientações e segurança para que eles pudessem concluir suas inscrições a tempo”, relata Renan Moreira, gerente de projetos culturais.
Segundo o gerente, outros apoios também foram fundamentais, como veículos de comunicação, entidades culturais e a própria comunidade cultural que ampliou as divulgações a partir do site e redes da Prefeitura. “Uma operação conjunta para o bem da Cultura, um setor que teve prejuízos históricos durante a pandemia, mas que está conseguindo se reerguer a partir de leis como a Aldir Blanc e a Paulo Gustavo”.
Os editais
Usando modelos simplificados do Ministério da Cultura, os editais atenderam aos apontamentos da população durante as consultas públicas, como facilitação na inscrição, linguagem simplificada e texto objetivo, ações afirmativas, canais para sanar dúvidas e distribuição de recursos que pudesse oferecer um expressivo número de contemplados.
Os resultados estão previstos para o fim de novembro, mesmo com a notícia da prorrogação nacional, mantendo o objetivo em atender o caráter emergencial da Lei Paulo Gustavo. As próximas informações continuarão a ser divulgadas no site da Prefeitura: www.pousoalegre.mg.gov.br.
Compartilhe:
17
Nov,
2023
Por: Texto: Renan Moreira/Foto: Superintendência de Cultura
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.